Brasil precisa de 31 pontos de Leandrinho para superar o Canadá

Escrito por
Publicado em: 2/09/2009

O primeiro tempo da partida contra o Canadá talvez tenha sido o pior de toda a campanha brasileira na Copa América.

Displiscente no ataque e desatenta na defesa, a seleção só não saiu do 1º período em desvantagem graças à limitação do rival e, principalmente, à individualidade de Leandrinho, que anotou 15 pontos na vitória parcial de 18 x 15.

O marasmo continuou no 2º período, muito embora a entrada dos reservas Marcelinho Machado e Guilherme Giovanonni a equipe tenha gerado alguma melhora ofensiva, principalmente quando as bolas de Leandrinho começaram a não mais cair.

Um jogador teve uma atuação especialmente frustrante no primeiro tempo da partida: Tiago Splitter, que neste torneio ainda está devendo uma grande atuação.

Os canadenses ganharam moral com uma bela enterrada de Joel Anthony. Para piorar, Tiago Splitter levou uma pancada no joelho e precisou sair carregado nos últimos segundos antes do intervalo. O ala-pivô chegou a chorar de dor no banco de reservas.

O placar no intervalo marcava Brasil 36 x 33 Canadá.

No segundo período, a equipe novamente demorou a se encontrar, mas conseguiu abrir uma boa vantagem graças às boas jogadas consecutivas de Leandrinho e Alex, que obrigaram o técnico Leo Rautins a pedir um tempo, quando o Brasil abriu 46 x 37.

Infelizmente, o ritmo brasileiro voltou a cair no final do 3º período, que terminou com um placar de 52 x 50.

O último quarto da partida começou um pouco melhor, com Leandrinho e Anderson Varejão conseguindo boas jogadas meio que na base da marra. Contudo, a defesa brasileira continuava a falhar, fazendo com que a diferença dificilmente ultrapassasse os 6 pontos.

Com 5 minutos para o final, finalmente Tiago Splitter voltou à partida, mostrando-se recuperado da pancada. Mas foi Leandrinho, sempre ele, o único jogador capaz de furar o bloqueio canadense. Com uma bela infiltração, marcou 2 pontos e sofreu uma falta para levar o placar para 64 x 56 com 3 minutos para o fim.

No fim da partida, a defesa brasileira apertou e conseguiu segurar a vantagem até o estouro: 68 x 59.

Talvez sentindo uma certa falta de ritmo (a seleção teve 2 dias de folgas e 2 partidas fáceis , com muita rotação de jogadores, nos últimos 4 dias), os brasileiros tiveram a sua pior exibição no torneio.

A equipe encontrou uma defesa organizada e não teve muita paciência ofensivamente. Nesse cenário, caiu como uma luva os 31 pontos de Leandrinho, numa das mais impressionantes performances ofensivas individuais de toda a Copa América.

Na partida de hoje, talvez tenha faltado um pouco uma maior utilização de Marcelinho Machado (apenas 8 minutos), uma vez que o ala do Flamengo vem dado maior fluidez para o ataque brasileiro.

De qualquer forma, o time brasileiro está praticamente classificado para o Mundial 2010. A partir de sexta-feira, inicia-se um “novo torneio”, com uma série de jogos difíceis valendo a conquista da Copa América.

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561