Brasília com tudo
Com um ginásio lotado (quase 20 mil pessoas marcaram presença no Nilson Nelson) o Brasília acabou atropelando Franca no primeiro jogo da final do NBB. Sem dar nenhuma chance aos paulistas, o time local teve na forte defesa um dos principais fatores para a vitória. Também foi importante a qualidade técnica de suas estrelas (Nezinho, Alex e Guilherme). Nezinho soube com maestria como comandar o time e prova mais uma vez que quando toma decisões sábias no ataque é um jogador de nível diferenciado em nossos campeonatos domésticos. Alex foi incrível na defesa e também importante no terceiro período quando atacou a cesta com muita potência.
Guilherme como dito na prévia do jogo foi sensacional. Franca em nenhum momento achou uma resposta para o ala-pivô da seleção brasileira. Aparentemente Spillers é o nome a marcar Guilherme, afinal, Márcio mesmo mais forte é muito mais baixo, Drudi não tem a movimentação lateral necessária para acompanhar o adversário e Lewis é muito pesado para a tarefa. Além de Spillers, Ricardo pode ajudar com sua raça e energia.
Em Franca, nada funcionou como o esperado, entretanto, além da falta de respostas defensivas, o time de Hélio Rubens não foi bem no ataque. É inadmissível que o time chute tantas bolas de três forçadas e apressadas. Quando a vantagem beirava os 20 pontos, parecia que os paulistas queriam resolver tudo em um ou dois ataques. É preciso que o time aproveite a força física de Márcio e também a qualidade de infiltração de Helinho e Penna para conseguir aproveitar melhor as jogadas internas e conseguir pontuar com mais facilidade. Lewis também precisará complicar mais Lucas Tischer (que hoje teve boa atuação).
Por fim, falamos que o duelo entre Alex e Benite seria uma prova de fogo para o garoto. E foi! O problema para Franca é que o batismo de Benite em decisões nacionais não foi dos melhores. Alex soube marcar o jovem com aquela força que o consagrou como o melhor marcador de perímetro do país. Com isso, Franca sentiu a falta de uma de suas melhores opções ofensivas e também não obteve respostas pra isso.
Agora é esperar pelo jogo dois. O Pedrocão deverá receber um público ótimo e a torcida deve repetir a festa feita em Brasília hoje. Brasília precisa manter o foco na forte defesa e saber aproveitar sua qualificada trinca. Do lado de Franca, respostas defensivas e um melhor trabalho ofensivo são essenciais para não se complicar na série. Sábado, 21h, anote na sua agenda.
Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net