Butautas não é mais o técnico da Lituânia
Ramunas Butautas não é mais o treinador da seleção lituana. O anúncio veio logo após a derrota contra a Sérvia pela Eurobasket. A Lituânia acabou a competição com uma pífia campanha (uma vitória em todo o torneio, contra a Búlgaria na primeira fase). Desde 2001 os lituanos não ficavam de fora das quartas-de-final da Eurobasket. Butautas afirmou que o time não jogou bem e por isso venceu apenas uma partida. Segundo ele, o time merece o melhor, entretanto, ele não continuará como técnico.
Vale lembrar que a seleção lituana não contou com suas principais estrelas durante o torneio. Ramunas Siskaukas, Sarunas Jasikevicius, Rimantas Kaukenas e Arvydas Macijauskas não fizeram parte do grupo que foi para a Polônia. Além deles, Simas Jasaitis se lesionou e perdeu os dois últimos duelos.Espera-se que a FIBA use um de seus Wild Cards para garantir a presença da Lituânia no Mundial do ano que vem.
Para ilustrar a péssima campanha da seleção, disponibilizaremos alguns números:
Os lituanos são famosos por serem um time com ótimo aproveitamento do perímetro, entretanto, na Eurobasket o aproveitamento foi de apenas 30% (39/128). Além disso, a seleção cometeu uma média de 16 turnovers por partida. São números que não combinam com o basquete apresentado pelos lituanos na última década e com certeza refletem o quão ruim foi a participação da seleção na competição. Linas Kleiza, esperança desse elenco, teve médias de 8.8 pontos e apenas 18% de aproveitamento da linha dos três. Jasaitis (já citado) teve médias de 12.5 pontos e foi o grande jogador da seleção durante o torneio. Marijonas Petravicius foi o cestinha da equipe com médias de 12.8 pontos por jogo e 77 pontos totais.
Vale lembrar que no último Eurobasket a equipe acabou com a terceira colocação.
Por fim, ainda não foi feita a divulgação do novo treinador da seleção lituana.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Europe