CBB tenta convencer FIBA por um convite ao Mundial
Nesta quinta-feira (31), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) dará sua última cartada em busca de um convite para a participação da seleção nacional no Campeonato Mundial masculino – que acontecerá entre agosto e setembro de 2014, na Espanha.
Para tentar convencer os dirigentes da Federação Internacional de Basquete de que o Brasil é merecedor de uma das quatro vagas que restam para a competição, a CBB enviará um dossiê à Fiba com argumentos que justifiquem a presença do Brasil no certame.
Depois da péssima campanha realizada na Copa América de Caracas, em agosto deste ano, o país se viu pela primeira vez em sua história sem uma vaga para a disputa de uma edição de mundial.
Em entrevista concedida ao portal Globo Esporte, o presidente da CBB, Carlos Nunes, garantiu ter apoio de outros países nessa busca por um convite. “Nós temos recebido apoio de países importantes como a própria Espanha, organizadora da competição. O presidente da confederação de basquete deles nos mandou uma mensagem dizendo que quer o Brasil participando. Os EUA também nos apoiam. Acho que não vai haver problema algum (em receber o convite). Temos que fazer o nosso dever de casa. Preparamos um dossiê para apresentar à Fiba, onde vamos postular essa vaga”, afirmou.
Entretanto, Nunes acredita que a Federação Internacional de Basquete encontra-se em uma situação delicada, diante da grande quantidade de seleções tradicionais que esperam ser chamadas. “A Fiba está em uma sinuca de bico, pois países como Grécia, China, Turquia e Itália não se classificaram. Mas, mesmo assim, acredito que eles vão dar uma vaga para a América e não se surpreenda se derem duas”, disse o presidente.
A definição sobre os quatro países que ganharão vaga para o Mundial só será anunciada em fevereiro de 2014. Em novembro deste ano, a Fiba fará uma pré-seleção entre os candidatos às vagas.