Centro das atenções
Podem dizer o que quiser, mas a série entre Oklahoma City Thunder e Memphis Grizzlies pela 1ª rodada dos playoffs da conferência Oeste tem sido uma das mais emocionantes – e mais imprevisíveis – das últimas temporadas. O duelo precisou de tempo extra pela 4ª partida consecutiva.
Não é apenas a 1ª vez que uma série dos playoffs da NBA tiveram 4 jogos seguidos com prorrogação, mas é a 1ª vez que alguma equipe da NBA disputou 4 partidas consecutivas com prorrogação, independente se aconteceu na temporada regular, nos playoffs ou em alguma outra combinação de temporada regular e playoffs! Mas o que mais chamou a atenção no jogo 5 desta série foi o árbitro Joey Crawford. Conhecido por adorar ser o centro das atenções em jogos de playoffs, ele foi o protagonista de um lance polêmico no final da partida.
Kevin Durant tinha 2 lances livres com 27,5 segundos para o final da prorrogação com o Thunder perdendo por 100X98. Durant converteu o primeiro e recebeu a bola de Crawford para o 2º lance livre. Antes mesmo do ala do Oklahoma City arremessar a 2ª tentativa, o apito de Crawford soou e começou a gesticular em direção à mesa de controle a respeito de um erro no placar da arena. Quando tudo foi reestabelecido, Durant arremessou o 2º lance e – desconcentrado – acabou desperdiçando a tentativa. Com isso, os Grizzlies venceram por 100X99 e tem a vantagem de 3X2 na série. Veja no vídeo abaixo:
Perguntado sobre o acontecimento, Crawford argumentou que queria que o placar mostrasse que ambas as equipes já tinham estourado o total de faltas coletivas. Que papelão hein, seu juiz?