Com ginásio lotado, Universo/BRB vence mais uma
Não foi fácil, mas o Universo/BRB Financeira/Brasília conseguiu sua segunda vitória no Novo Basquete Brasileiro (NBB) na noite desta sexta-feira, no ginásio da Asceb, em Brasília. O adversário foi mais um time paulista, desta vez o GRSA/Itabom/Bauru, que fez sua estréia na competição após ter folgado na primeira rodada. Comandados pelo veloz e habilidoso armador norte-americano Larry, o melhor em quadra pelo lado dos paulistas, Bauru fez frente aos atuais vicecampeões brasileiros, mas acabou derrotado por 76 x 65.
O jogo
Ao contrário da partida de quarta-feira, quando a equipe da capital conseguiu impôr logo o seu ritmo, a partida se manteve equilibrada no primeiro quarto de jogo. Com boa movimentação de bola e sempre procurando a infiltração – especialmente com Larry e Alex – Bauru conseguiu cavar boas faltas, mas o baixo aproveitamento nos lances livres prejudicou muito a equipe. Ao fim do quarto, o Universo liderava apenas por dois pontos: 20 x 18.
Destaque da partida, Larry reconheceu o fraco desempenho de seu time na linha do lance livre: apenas 57%. “Erramos muito mesmo, mas vamos treinar mais forte nos próximos dias e tenho certeza que a equipe vai melhorar neste quesito”, apostou o norte-americano, que também reclamou da defesa da equipe. “Faltou defesa para nos mantermos no jogo, precisamos de mais treino para aperfeiçoar nosso jogo”, completou ele, que terminou a partida com 22 pontos, 9 rebotes, 4 assistências e 2 roubadas de bola.
Com uma leve melhora no segundo quarto e contando com Estevam e Diego em quadra, o Universo conseguiu abrir uma pequena vantagem no período e foi para o intervalo com 35 x 27 no placar, que foi bem mais baixo do que na primeira partida. Além da boa participação do banco, o Universo contou com a “ajuda” de Larry, que tentando carregar sua equipe nas costas, não conseguiu repetir o sucesso da primeira etapa e acabou forçando muitos arremessos que acabaram não entrando.
Depois do intervalo, a equipe do técnico Lula Ferreira voltou mais focada na defesa e segurou a equipe de Bauru sem marcar nenhum ponto sequer por quase quatro minutos. Assim, o Universo abriu boa vantagem no marcador. Nem as seguidas boas jogadas do veloz Larry impediram o crescimento da vantagem, que chegou a 16 pontos ao fim do quarto: 61 x 45.
Com a partida na mão, o Universo relaxou no último período, mas não foi o que disse o técnico Lula Ferreira. “Nós apenas administramos o resultado, que já estava garantido, a equipe não relaxou”, protestou ele. O que se viu em quadra, entretanto, foi uma reação do time paulista, que conseguiu vencer o quarto por 20 x 15, porém insuficiente para voltar a viver na partida.
Depois da partida, o técnico de Bauru, Jorge Guerra, o Guerrinha, disse que gostou do desempenho de seus comandados em quadra. “Eles mereceram a vitória, jogaram melhor, mas nossa equipe também foi bem, demonstrou alguns bons momentos na defesa. Não é fácil estrear assim, fora de casa, contra uma equipe forte como essa, pra mim, Bauru teve uma atuação excelente”, comentou.
Já do lado dos donos da casa, o ala Arthur não gostou muito da atuação do time, mas destacou o resultado. “Nosso time cometeu muitos erros, mas o importante é garantir a vitória. Se vencermos, vamos contar sempre com esse ginásio lotado, como foi hoje”, receitou o camisa 4.
Próximos jogos
Bauru volta a entrar em quadra no dia 3 de fevereiro, pela terceira rodada do Campeonato. Os paulsitas vão até Assis enfrentar os donos da casa, Amigão/Andorinha/Unimed/Assis. Já o Universo folga no dia 3 e só volta a jogar na quarta rodada, no dia 11 de fevereiro, fora de casa, contra o Lupo/Araraquara.