Começa a Liga das Américas.
Começou ontem em Córdoba, Argentina, a Liga das Américas, maior competição continental organizada pela FIBA Americas. O grupo A conta com os donos da casa (Atenas), Quimsa, Minas Tênis Clube e Soles de Mexicali.
O início de competição foi ótimo para os argentinos, afinal, os dois representates do país no grupo A venceram em suas partidas inaugurais.
Minas Tênis Clube x Quimsa: O Quimsa dominou logo de cara o garrafão e conseguiu segurar bem as principais estrelas do Minas. Com isso os argentinos foram abrindo vantagem no marcador e no intervalo venciam por 41×25. A vantagem argentina continuou no terceiro quarto (23×12) e o jogo ficou complicado para os mineiros. Mesmo com um excelente quarto período (38×18), os 20 pontos buscados não foram suficientes e a falta de tempo fez com que o Minas caísse por 82×75. Murilo com 21 pontos foi o destaque dos mineiros, enquanto Jonatan Treise com 14 foi o melhor pelo lado do Quimsa. O resultado complicou e muito a vida do Minas Tênis Clube dentro do grupo A.
Atenas x Soles de Mexicali: O Atenas não tomou conhecimento dos mexicanos do Soles para vencer em sua estreia na Liga das Americas por 89×74. Desde o início do jogo o fator local e a grande qualidade do grupo do Atenas foram fundamentais para a diferença no marcador. Diego Lo Grippo estava imparável e ajudado pelos norte-americanos Andre Laws e Djibril Kante comandou a boa partida da equipe de Ruben Magnano. Juan Manuel Locatelli também foi fundamental na partida. Lo Grippo terminou o duelo com 21 pontos, Laws e Kante com 16 e Locatelli com 14. No Soles de Mexicali, Anthony Pedroza com 24 pontos foi o cestinha.
Demais grupos: O grupo B será realizado na Venezuela e terá a participação do Espartanos de Margarita (time da casa), Flamengo, Halcones Rojos (México) e Capitanes de Arecibo (Porto Rico). A chave C terá seus jogos no México e os times são: Halcones de Xalapa (local), Joinville, Obras Sanitarias (Argentina) e Malvin (Uruguai). O grupo D a ser jogado no Panamá contará com: Navieros de Colon (local), Universo/BRB, Peñarol (Argentina) e Halcones UV Cordoba (México).
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas