Comentários da partida: Saldanha da Gama x Cetaf
Antes de comentar o jogo, tenho que parabenizar as duas torcidas pelo belo espetáculo que proporcionaram. Tanto a torcida do time de Vitória quanto a de Vila Velha lotaram o DED e empurraram os seus times até o final do jogo, sem causar nenhuma confusão.
O Cetaf entrou em quadra com mais determinação que o Saldanha e liderou o jogo do início ao fim, mesmo com a surpreendente reação do adversário no 3º quarto, após estar 20 pontos atrás no placar. O pivô do Cetaf Manuil, que está machucado e volta em 2 semanas, acompanhou a 2ª parte do jogo ao meu lado e disse que o olhar dos jogadores do Saldanha estava diferente dos outros jogos e realmente o time de Vitória não me pareceu ter se entregado totalmente ao jogo como o time de Vila Velha fez.
É bem legal observar o comportamento do experiente ala Márcio (Cetaf) durante o jogo: ele atualmente também comanda as categorias de base do time e isso acaba refletindo no seu comportamento durante o jogo da equipe principal. Sempre que está no banco ele fica bastante agitado, mais ainda do que o treinador Luís Felipe. É realmente difícil ele ficar sentando no banco. E dentro de quadra as coisas não mudam, ele sempre procura passar o posicionamento certo para os companheiros na defesa e chama algumas jogadas no ataque. No final do jogo ele me disse em entrevista que esse comportamento acaba até atrapalhando algumas vezes, porque não tem como separar o Márcio jogador do Márcio técnico dentro de quadra, mas procura sempre ajudar o time com a sua experiencia. Realmente isso tem se mostrado eficaz, já que o time do Cetaf é jovem e peca em alguns momentos decisivos da partida, como aconteceu na virada de sábado contra a equipe de Franca.
O destaque do jogo vai pro pivô Amiel, que vem vindo numa boa fase nesse começo de campeonato. Ele vem mostrando uma boa variedade de jogadas ofensivas, alem do post up e dos ganchos que já estávamos acostumados, ele vem conseguindo boas infiltrações e arremessos de media e longa distancia.
Ao final do jogo, conversei com o técnico Luís Felipe (Cetaf) e perguntei o que acontecia com a defesa do Cetaf, já que é o segundo jogo consecutivo que o time marcava muito bem na 1ª metade do jogo e depois entrava em pane no 3º quarto. Ele disse que isso é um defeito a ser consertado, o time ainda é novo e tem que saber se controlar na defesa quando a bola não está caindo no ataque.
Sobre a sequência de 5 jogos fora, ele disse que espera voltar com 2 vitórias para casa, enfatizando a força dos times que vai enfrentar pela frente. Ele ainda disse que apesar das boas partidas da equipe nesse começo de campeonato, o objetivo do time ainda é ficar entre os 10 primeiros, dizendo que esse elenco do Cetaf é o melhor na curta história do time, mas o atual campeonato nacional é o mais disputado que já teve.