Conflito de Gaza chega ao basquete europeu
O conflito envolvendo Israel e Palestina se alastrou para as quadras de basquete.
Em partida válida pela Eurocopa, segunda maior competição continental da Europa (está para o basquete assim como a Copa da Uefa está para o futebol), torcedores turcos do Turk Telekon atacaram os jogadores do time israelense Bnei Hasharon a sapatadas e gritaram diversas palavras de ordem contra Israel. Confira os dois vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=OVBTlvfkUO0
http://www.youtube.com/watch?v=sUGYDBIceYY
Os jogadores do time visitante correram para os vestiários e se recusaram a voltar à quadra, mesmo após a polícia turca ter agido violentamente para por fim aos protesto nas arquibancadas. Os protestos, contudo, estenderam-se às ruas no entorno do ginásio, onde torcedores turcos e simpatizantes da palestina queimaram uma bandeira de Israel.
Jornais israelenses classificaram o ato como terrorismo.
Vale lembrar que as equipes israelenses esportivas já disputam os campeonatos do continente europeu justamente diante da impossibilidade de freqüentar os ginásios dos países árabes.
Em tempo, o Turk Telekon lidera o Grupo D da Eurocopa com 3 vitórias e 1 derrota, enquanto que o Bnei Hashron ocupa a lanterna, com 1 vitória e 3 derrotas. No primeiro turno, a equipe turca derrotou a israelense por 76 x 54. O principal destaque do Turk Telekon é o ala-armador Serkan Erdogan (ex-Tau Ceramica e seleção turca), enquanto no Bnei Hasron destacam-se o pivô Ousmane Cisse (ex-Denver Nuggets) e Richard Roby (meio irmão de Kenyon Martion e ex-Colorado University).