Decepção: Griffin eliminado precocemente de torneio da conferência!
Figura garantida em todos os mock drafts da NBA deste ano, quase que unânime como primeira escolha, o pivô Blake Griffin teve hoje sua primeira decepção na temporada.
A Universidade de Oklahoma vinha fazendo a melhor temporada dos últimos anos e era dada como certo para ser cabeça-de-chave no torneio nacional com formato de mata-mata que deve começar dentro de algumas semanas.
Mas o sonho foi pelo ralo.
Na NCAA o campeão de cada conferência entra automaticamente no torneio nacional, enquanto que o restante das vagas é distribuído de acordo com a força de cada conferência. Oklahoma era a favorita para vencer esse ano logo após a eliminação de Kansas, vencedora dos últimos três torneios da conferência.
Oklahoma tinha vencido a arqui-rival Oklahoma State em casa, sábado passado, no último jogo da temporada regular, por 82-78. Nesse jogo Griffin teve atuação impecável e anotou 33 pontos e 14 rebotes. Mas cinco dias depois a história foi outra. O 26° double-double em 30 jogos de Griffin (21 rebotes e 17 pontos) não foi capaz de evitar a eliminação precoce por 71-70, na segunda rodada do torneio da conferência Big 12.
A partida foi decidida na cobrança de lances livres em que o armador James Anderson (11 pontos, 10 rebotes) acertou as duas cobranças a que tinha direito faltando 2.3 segundos do final da partida. Falta justamente cometida por Griffin na disputa por um rebote defensivo após o armador Byron Eaton (16 pontos, sete assistências) errar um arremesso de três pontos. Outro destaque da partida foi o armador dos Cowboys, o calouro, Keiton Page, com 15 pontos com quatro cestas de três. Willie Warren, armador calouro dos Sooners, e assim como Griffin bem cotado para o draft deste ano, foi eliminado com faltas.
Os Cowboys não venciam os Sooners a pelo menos três anos.