Difícil de acreditar
De algum modo, de alguma maneira, o Minnesota Timberwolves estava disposto a interromper a seqüência de 15 derrotas consecutivas frente ao Indiana Pacers na última 3ª feira (dia 13/01). Eles só não sabiam que podiam contar com o armador Mo Williams.
O veterano de 32 anos assumiu sozinho a responsabilidade de acabar com a série de derrotas dos Wolves ao registrar sua maior marca na carreira com 52 pontos na vitória por 110X101 fora de casa contra os Pacers (confira no vídeo abaixo). É difícil de acreditar, mas o único outro jogador na história da NBA que ajudou a sua equipe a concluir uma seqüência de mais de 10 revezes seguidos com uma performance de 50 pontos é o lendário Wilt Chamberlain. Em dezembro/1962, o San Francisco Warriors acabou com uma série de 11 derrotas consecutivas graças aos 61 pontos de Chamberlain na vitória sobre o Syracuse Nationals.
Para se ter uma idéia, Williams começou a partida contra o Indiana com uma média de 13,2 pontos/jogo na carreira e os seus 52 pontos é a maior pontuação produzida por um jogador com uma média tão baixa na carreira em 10 anos – desde que Jermaine O’Neal anotou 55 pontos pelos próprios Pacers no dia 04/01/2005, tendo iniciado aquele confronto com uma média de 12,6 pontos/partida.
Escolhido pelo Utah Jazz no Draft de 2003, Williams tinha totalizado 50 pontos nos últimos 3 jogos juntos e acabou estabelecendo a mais alta marca de pontos da franquia de Minnesota. De quebra, esta é a maior pontuação registrada por algum jogador até agora nesta temporada. Curiosamente, os 2 últimos jogadores a marcar pelo menos 50 pontos em uma partida são exatamente dos Timberwolves: Williams e Corey Brewer, que bateu 51 pontos contra o Houston Rockets na temporada passada.
Aqui vão alguns fatos curiosos a respeito da notável performance de Williams no Bankers Life Fieldhouse:
- Ele se juntou a Michael Jordan (em 1987 pelo Chicago), Larry Bird (em 1983 pelo Boston) entre outros, a marcarem no mínimo 50 pontos contra o Indiana. A lista dos 7 jogadores é completada por Chris Webber (em 2001 pelo Sacramento), Bernard King (em 1984 pelo New York), George Gervin (em 1980 pelo San Antonio) e John Williamson (em 1978 pelo New Jersey).
- Ele estava com uma média de 11 pontos/jogo antes da partida. É a 2ª mais baixa média por algum jogador quando registrou uma partida de 50 pontos (com no mínimo 20 jogos disputados na temporada). O único outro jogador com uma média mais baixa era Terrence Ross, que tinha 9,3 pontos/jogo quando estabeleceu uma partida de 50 pontos na última temporada.
- Ele é o 4º jogador mais velho a estabelecer sua 1ª partida de 50 pontos, ficando atrás de Andre Miller (aos 33 anos), Cliff Robinson (também aos 33 anos) e Sam Jones (aos 32 anos).
- Os 52 pontos são a maior marca já produzida por um jogador em um triunfo que interrompeu uma seqüência de derrotas de pelo menos 15 jogos. A marca anterior pertencia aos 42 pontos de Adrian Dantley que finalizou uma série de 18 derrotas consecutivas do Utah Jazz contra o Kansas City Kings em abril/1982.