Draft Brasil – NBA Preview – Divisão Central
Chicago tem time para tirar o tÃtulo da divisão de Cleveland ? Parece que este é um longo rio para se atrevessar mas sempre existe a esperança de um final feliz.
Nesta temporada parece que não haverá disputa dentro da divisão, assim como foi na última, quando o Cavs ficou 25 vitórias à frente do segundo colocado. Logo, o Cleveland é favorito ao bi campeonato da sua divisão, porém o tÃtulo da NBAé o que realmente interessa em Ohio.
Divisão Central
Cleveland Cavaliers
Campanha em 08/09:Â 66-16
Principais reforços: Shaquille O´Neal, Leon Powe, Anthony Parker e Jamario Moon.
Shaq e LeBron. O encontro de duas das principais estrelas da liga. Será que o pivô chegou tarde demais ?
Principais perdas: Joe Smith, Ben Wallace, Wally Szcerbiak e Sasha Pavlovic.Â
Análise: O Cleveland se reforçou nas posições em que teve problemas para enfrentar o Orlando Magic. Chegou Shaq, melhor pivô dos últimos anos da NBA, em que pese a idade, para ajudar LeBron a ter no dedo um anel de campeão. Jamario Moon poderá ser útil na defesa e nos rebotes e dar mais velocidade à transição da equipe. Anthony Parker poderá ajudar à defesa não perder o foco e a pegada. O Cleveland torce para que LeBron e Shaq se entendam tão bem dentro quanto fora de quadra e que a temporada transcorra bem. Os playoffs é o ponto mais importante para um time que vem batenho na trave desde quando LeBron ganhou certa experiência e o minÃmo de qualidade ao seu lado. Dessa vez parece não existir mais desculpas para o Cleveland, além claro, de tentar a renovação com LeBron que tem tudo para ser um novela com seus primeiros capÃtulos assim que a bola laranja subir. Uma temporada em que o Cleveland não fizer pelo menos final do Leste será muito mal vista por todos.
Expectativa: 60-63 vitórias e favorito ao tÃtulo da NBA.
Chicago Bulls
Rose quer levar o Chicago além. Para isso vai ter que voar e muito. As lesões tem atrapalhado o Bulls em sua evolução.
Campanha em 08/09:Â 41-41
Principais reforços: Jannero Pargo e os caloros Taj Gibson e James Johnson.
Principais perdas:Â Ben Gordon e Tim Thomas.
Análise: Chicago perdeu seu cestinha e principal chutador do perÃmetro, Ben Gordon e acrescentou pouca coisa ao elenco. Pargo volta da aventura européia e de certa forma, tentará fazer (com menos minutos) a função de Gordon, ou seja, pontuar. As alas ficaram mais completas com a chegada dos caloros Gibson e Johnson, porém a inexperiência pode atrapalhar. Mais uma vez em menos de 4 anos o Chicago é o time do futuro. E isso pode atrapalhar. O Bulls não consegue dar um acabamento final melhor à equipe e vai se perdendo em torno de tanta gente semelhante. Destaque evidente é Rose que tem tudo para dominar o time na pontuação e nas assistências, monopolizando bem o playbook e lapidando ainda mais seu jogo. Deng é um atleta que se espera mais do que tem rendido. Logo, o Bulls tem um elenco mediano pra bom e deverá lutar pelas posições intermediárias. A diferença entre o sucesso e fracasso dependerá da quantidade de lesões. No caso do Bulls, elas tem acontecido com certa frequência.
Expectativa: 40-43 vitórias e luta pelos playoffs.
Detroit Pistons
Campanha em 08/09:Â 39-43
Principais reforços: Ben Gordon, Charlie Villanueva, Chris Wilcox e Ben Wallace.
A dupla do Pistons terá que mostrar serviço logo. O Detroit não é mais o time campeão e temido por todos. Até onde Gordon e Villanueva conseguirão levar os Pistons ?
Principais perdas:Â Allen Iverson, Rasheed Wallace, Amir Johnson e Antonio McDyess.
Análise:  Na péssima temporada 2008/09, na qual mais tempo se procurou por culpados do que por soluções, o Detroit começará a nova temporada com mudanças. Villanueva será o pontuador no garrafão que não existia desde quando Rasheed começou a dar sinais de cansaço. Ben Gordon chega com um ponto de interrogação gigante: Será que ele e Rip Hamilton poderão jogar juntos ? Se sim, Detroit terá dois pontuadores preparados e de bom nÃvel, o que dificulta qualquer defesa. Se não, poderemos assistir mais uma vez o desenrolar de mais confusões e mais problemas entre os egos, enormes, dos jogadores da NBA. O que difere Gordon e Iverson na prática, é que o inglês está acostumado a vir do banco e jogar mais no perÃmetro do que seu antecessor. Não discuto aqui qualidade de um ou de outro e sim forma de jogar. Outro ponto é a troca de técnico. John Kruester chega pro lugar do criticado Michael Curry, que não deixou saudade. Se o novo técnico conseguir aplicar um pouco mais de velocidade no time e voltar à pegada defensiva que existia em Detroit, quem sabe o Pistons dê sinais de melhora. Se a bagunça tática imperar, o resultado poderá ser ainda mais catastrófico do que foi temporada passada e neste caso, muitos terão saudades das 39 vitórias de 2008/09.
Expectativa: 36-40 vitórias e luta pela oitava vaga no Leste.
Indiana Pacers
Campanha em 08/09:Â 36-46
Principais reforços: Earl Watson, Dahntay Jones, Solomon Jones, Luther Head e o novato Tyler Hansbrough.
Principais perdas:Â Jarret Jack, Marquis Daniels e Rasho Nesterovic.
Principal referência do Indiana, Granger tem a missão de continuar melhorando para dar mais chances ao Pacers, que pouco se reforçou para esta temporada
Análise:  Se analisarmos quem chegou e quem saiu, o saldo provavelmente é negativo pro Pacers. Dito isso, não se pode esperar tanto do time. Enquanto boa parte das equipes medianas do Leste tentaram se reforçar e trazer nomes para tampar os buracos existentes, o Pacers vai acreditando no que tem no plantel. Danny Granger, o melhor jogador da equipe tem que continuar evoluindo. Porém após fazer quase 26 pontos por jogo é dificil imaginar onde mais evoluir. TJ Ford conseguiu não se machucar seriamente na última temporada e terá de repetir pelo menos os 74 jogos nesta. E o caso mais estranho é Troy Murphy. O ala-pivô reboteiro e chutador do perÃmetro é confiável ao ponto de considera-lo constante no que faz bem ? Bem, o Pacers acredita em Rush e Hibbert para temporadas de boa evolução e que com isso, o elenco tenha consciência do que fazer em quadra, com o mesmo plano de jogo e atitude (dificultou a vida de vários times mais fortes na última temporada). Porém, parece pouco dentro do reforçado Leste.
Expectativa: 32-34 vitórias. Um tanto quanto estagnado pela quantidade e qualidade dos reforços dos outros times, candidatos diretos aos playoffs.
Milwaukee Bucks
Campanha em 08/09:Â 34-48
Principais reforços: Hakim Warrick, Ersan Ilyasova, Carlos Delfino, Kurt Thomas e o novato Brandon Jennings.
Principais perdas:Â Charlie Villanueva, Richard Jefferson, Ramon Sessions e Keith Bogans.
Bogut e Redd juntos na quadra. Cena que parece cada dia mais rara em Milwaukee
Análise:  Para cada peça que saiu, chegou gente com possibilidades interessantes. O time do Bucks surpreendeu na temporada passada, mesmo jogando sem Redd e Bogut por boa parte do torneio e venceram 34 jogos. Porém refazer um time e os atletas entenderem suas novas funções, jogando ao lado de gente menos talentosa do que na concorrência, pode pesar. O Bucks mais uma vez recomeça. Bogut e Redd são os únicos titulares garantidos e a luta por posições pode afeta o ambiente. O que salva é a mão forte de Skiles e um sistema baseado em defender mais e fazer menos corpo-mole. Nisso, o produto final sempre supera as expectativas, que mais uma vez são modestas para o Bucks. Se tudo der muito certo, repetir a temporada passada poderá ser um colocado como um bom resultado.
Expectativa: 22-25 vitórias. Sofrimento, lesões de sempre. Com o Bucks deste final de década, nada está tão ruim que não possa piorar um pouco.