Draft Brasil – NBA Preview – Divisão do Pacífico
A divisão do atual campeão da NBA não tem adversários na luta pelo título. Los Angeles Lakers deverá ser o único time com mais de 50 vitórias na divisão. Chances até de ser o único com mais de 40 vitórias. Tudo isso depende de como Warriors, Suns e Clippers poderão fazer com seus times e estilos de jogar. Os dois primeiros correndo muito e impondo um ritmo alucinante na quadra. O último ainda procurando extrair o melhor de Baron Davis, Blake Griffin e cia. Sem muitas chances mesmo é o Sacramento. A equipe luta por dias melhores mas tem um elenco sem grandes nomes.
Los Angeles é a cidade que poderá receber mais uma final do Oeste, mais uma final da NBA. Mas quase certo mesmo é o título da divisão, os rivais não ajudam a pensar diferente.
Golden State Warriors
Campanha em 08/09: 29-53
Principais reforços: O novato Stephen Curry, Mikki Moore e Acie Law.
Principais perdas: Jamal Crawford e Marco Bellineli.
Muito se fala em Anthony Randolph, porém Anthony Morrow também fez boa temporada de estréia e tem brilhado nos jogos preparatórios. Se os dois explodirem, melhor pro Warriors, que precisa urgente de mais gente de qualidade
Análise: O Warriors perdeu um veterano que pontuava bem, Crawford e trouxe uma idéia similar em Curry. Com isso, no balanço geral a equipe tem basicamente as mesmas peças, os mesmos problemas e as mesmas soluções. A diferença é que Stephen Jackson quer sair da equipe, Anthony Morrow parece que tem futuro e Anthony Randolph é dado como certa uma evolução já nesta temporada. O problema maior do Warriors são as constantes mudanças na rotação e uma forma de jogar que parece longe da ideal. Normalmente praticam uma defesa fraca e no ataque vários arremessam e longe do momento ideal. Don Nelson tem um elenco jovem nas mãos. Muito talentoso aliás, mas com vários atletas para a mesma função. Por isso, é dificil esperar algo de diferente do Warriors já nesta temporada. Porém, se Randolph e Morrow explodirem, quem sabe o Warriors não belisca a oitava vaga no Oeste.
Expectativa: 35-38 vitórias. Pode até lutar pela oitava vaga se o time estabilizar a rotação nos jogos.
Los Angeles Clippers
Campanha em 08/09: 19-63
Blake Griffin parece não acreditar que está com a sua camisa da NBA nas mãos. Ele é a grande esperança da franquia
Principais reforços: Primeira escolha do Draft 2009 da NBA, Blake Griffin. Rasual Butler, Craigh Smith, Kareem Rush e Sebastian Telfair.
Principais perdas: Zach Randolph.
Análise: O Clippers conseguiu o caloro mais badalado do momento no Draft. Com isso terá uma rotação de garrafão das mais interessantes da liga com o novato Griffin, Kaman e o veterano Camby. Nas laterais trouxe Rasual Butler que fez boa temporada no Hornets. É esperada a evolução do ala Al Thornton e do armador Eric Gordon. Baron Davis, triste na temporada passada com a saída de Elton Brand, enfim tem motivos para sorrir. O Clippers se reforçou bem e pode realizar uma temporada bem melhor do que última, quando decepcionou. Agora tudo isso está nas mãos de Mike Dunleavy, experiente técnico e que deverá saber rodar com inteligente todas as peças. O Clippers vive mais um momento pós-first-pick de draft. Os olhos estão neles e a expectativa é alta. Muitos de nós já vimos este filme e sabemos o final, mas desta vez o final será feliz ?
Expectativa: 32-35 vitórias, boa melhora e bloco intermediário.
Los Angeles Lakers
Campanha em 08/09: 65-17
Principais reforços: Ron Artest
Principais perdas: Trevor Ariza
Quarteto excelente. Phill Jackson com seus principais atletas. Lakers conseguiu adicionar qualidade no perímetro defensivo e isso é mais do que vital para luta pelo bi
Análise: Campeão da NBA e favorito ao bi. Não é fácil falar onde o Lakers poderia melhorar, porém conseguiram se reforçar. O exímio defensor Ron Artest vem para fechar ainda mais a defesa de perímetro do time. A saída de Trevor Ariza, atleta que cooperou muito para o título, também tem que ser mencionada. E foi só. A equipe do Lakers conseguiu achar um substituto à altura e teoricamente melhor do que Ariza. Com isso, as chances de título existem. Se na temporada passada, a equipe teve problemas somente para tirar o Houston, nesta podemos ver um atropelamento ainda maior. A temporada regular é o lugar para o Lakers apenas encaixar o novo contrato no sistema e fazer o máximo para obter o mando de quadra, quem sabe, até a final da NBA.
Expectativa: 64-67 vitórias, favorito ao título da NBA.
Phoenix Suns
Campanha em 08/09: 46-36
Principais reforços: Channing Frye e o novato Earl Clark.
Principais perdas: Shaquille O´Neal e Matt Barnes.
Stoudemire volta a ser a esperança no Phoenix. Até quando ele terá paciência para ficar em Phoenix ?
Análise: Se a temporada passada foi bagunçada com problemas de todos os tipos, trocas e mais trocas, não só de atletas como também em estilo de jogo, o Phoenix dessa vez, parece concentrado em voltar a correr. O Suns virou refém de um estilo de jogo que no seu melhor momento não rendeu título da liga, o que podemos imaginar agora que a antiga química parece ter ido pelo ralo ? Pelo menos ida aos playoffs o Suns quer fazer, ou seja, uma campanha digna. Frye é o principal reforço da equipe. Sendo assim, o Suns se mantem na luta pela sétima e oitava vaga no Oeste, espera por lesões de times mais fortes e que tudo ocorra bem na sua equipe. Uma lesão de Nash ou Amare é o pior cenário possível. E as coisas já não estão tão simples em Phoenix.
Expectativa: 39-43 vitórias e luta pelas duas últimas vagas no Oeste.
Sacramento
Campanha em 08/09: 17-65
Principais reforços: Tyreke Evans, Omri Casspi, Desmod Mason, Sean May e Sergio Rodriguez.
Principais perdas: Bobby Jackson.
Evans chega em Sacramento podendo receber a coroa de rei do time. O caloro mostrou muita qualidade nos jogos amistosos. Pode ser também das poucas coisas boas que o Sacramento irá ter para contar ao final da temporada
Análise: Se não tem o pior elenco da NBA, com certeza tem vaga nas proximidades disso. O Sacramento trouxe alguns atletas na esperança deles realizarem algo até improvável por lá. Ou seja, por exemplo, no caso de Sean May conseguir terminar pelo menos meia temporada (May tem 82 jogos em 4 temporadas de NBA, ou seja, jogou 25% dos jogos posssíveis). Tyreke Evans e´o caloro que poderá ter as respostas para alguns problemas do Kings. O novato vem jogando bem nos jogos preparatórios. O Kings lutará mais por um lugar bom no próximo draft do que por playoffs. E isso é um péssimo começo para qualquer time.
Expectativa: 20-23 vitórias e boas chances de ser último no Oeste novamente.