Draft Brasil – NBA Preview – Divisão Sudoeste
A divisão Sudoeste tem quatro equipes entre as mais destacadas da NBA. Com a ida de Iverson para o Memphis, as cinco franquias terão holofotes desta vez. Porém com objetivos bem distintos. Enquanto o Spurs pensa em título da NBA, Dallas pensa em fazer estragos nos playoffs, Hornets e Rockets em atrapalhar a vida de favoritos e o Memphis em ressucitar Iverson e Zach Randolph para o basquetebol profissional. Logo, é uma divisão para acompanhar bem de perto.
San Antonio tem tudo para deixar a calmaria de lado e ferver mais uma vez com o Spurs. O time tem possibilidades de vencer mais uma vez a NBA.Se acontecer, será a quinta vez em onze anos, um excelente domínio nesta era.
Dallas Mavericks
Campanha em 08/09: 50-32
Principais reforços: Shawn Marion, Drew Gooden e Tim Thomas.
Principais perdas: Brandon Bass, Jerry Stackhouse, Devean George e Ryan Hollins.
Dirk e seus dois principais escudeiros, Kidd e Terry. A questão é saber se o elenco ainda tem química e pernas para chegar em maio lutando pelo título da NBA
Análise: Dallas chega pra mais uma temporada tentando provar que ainda é possível o título pra Dirk, Kidd e cia. Apesar das trocas no elenco, a base é a mesma, com os citados acima mais Terry, Howard, Dampier, Barea. Carlisle tem gás e conhecimento para fazer este time ser muito bom e forte. Porém, a defesa tem que melhorar. Dallas ataca muito bem mas defende razoável e ser somente mediano na defesa não dá. O Dallas precisa marcar da mesma forma os 48 minutos se sonha com algo. E essa é aprincipal questão para esta equipe, até que ponto a defesa irá evoluir com estes reforços ?
Expectativa: 52-54 vitórias e vivo na luta pelo título do Oeste.
Houston Rockets
Campanha em 08/09: 53-29
Principais reforços: Trevor Ariza, David Anderson, Chase Budinger e Pops Mensah-Bonsu.
Principais perdas: Ron Artest, Von Wafer e Brent Barry.
Scola deverá ser a primeira opção de arremesso do Houston. Com isso, poderá fazer na NBA o que sempre fez na FIBA, ou seja, destruir defesas
Análise: Houston começa a temporada sem saber o que será de Tracy McGrady e sabendo que não terá Yao Ming. Perderam também Ron Artest. Chegou o campeão Trevor Ariza e alguns outros que vão ajudar, mas a bola na mão ao que parece, ficará à cargo de Luis Scola. O argentino poderá ter um peso ofensivo que ainda não teve no Houston. E a defesa da equipe deverá continuar a mesma: forte, física e sem chances para chutes fáceis. Logo, a tática deverá apostar em muita intensidade o tempo todo na defesa e fazer o feijão com arroz no ataque. Se der certo, o bravo time do Houston terá muito o que comemorar, já que sempre o time tem problemas de lesão nos mesmos e principais nomes.
Expectativa: 39-43 vitóriase luta pela oitava vaga do Oeste.
Memphis Grizzilies
Campanha em 08/09: 24-58
Jogarão para si ou para o grupo ? Esta é a grande dúvida quando se fala em Iverson e Randolph
Principais reforços: Allen Iverson, Zach Randolph e os novatos,Hasheem Thabeet, DeMarre Carroll e Sam Young.
Principais perdas: Darko Milicic.
Análise: Em qualquer lugar do planeta, um time que contratasse um cestinha nato e um ala-pivô “20ppg-10rpg” seria cotado para grande melhora. Porém, Memphis tem seus reforços em Iverson e Randolph, exemplos de atletas egoístas e com poucas possibilidades para o jogo coletivo. Logo, o time terá dois atletas que terão no Memphis terreno livres para suas loucuras. Mas, Rudy Gay, Mike Conley, Marc Gasol e OJ Mayo ainda são uma base jovem interessante. Talvez os veteranos citados não joguem tanto como se imagina. Talvez ajudem, neste ponto da carreira, o desenvolvimento dos mais jovens. Mas, de qualquer forma, o Memphis ainda precisa de ter conjunto mais sólido e cara de equipe. O time parece sem identidade. E times assim tendem a perder bem mais do que vencer.
Expectativa: 29-32 vitórias e longe dos playoffs.
New Orleans Hornets
Campanha em 08/09: 49-33
Principais reforços: Emeka Okafor, Ike Diogu e Darius Songaila.
Principais perdas: Tyson Chandler, Rasual Butler, Melvin Ely e Antonio Daniels.
Paul e West, a grande dupla do Hornets. Será o bastante para vencer o Oeste ? Ao que tudo indica, não. Emeka terá que jogar o que nunca jogou para ajuda-los
Análise: Se o time tivesse apenas trocado Chandler e Okafor, o time iria melhorar, com certeza. Porém como Butler foi embora e tinha feito boa temporada, é complicado pensar que Mo Pete ou Peja irão resolver as alas ainda, para 30 minutos por noite. Veteranos e com problemas físicos, estão mais para o banco do que para a quadra. Com isso Paul e West repetirão mais uma vez o grande dueto da equipe e carregarão o Hornets aos playoffs. Emeka deverá ajudar muito por ser melhor do que Chandler. E só. O Hornets vai sendo refém dos dois jogadores taleantosos que tem e não consegue agregar mais valor ao time. Quando chega um pivô bom, o time perde em outro lado da quadra. No Oeste apenas três caras não dão conta do recado. O elenco tem que ser grande e ter recursos bons. Parece que isso o Hornets ainda não tem.
Expectativa: 48-50 vitórias e playoffs. Pará no máximo na Semi do Oeste.
San Antonio Spurs
Campanha em 08/09: 54-28
Principais reforços: Richard Jefferson, Antonio McDyess, Keith Bogans e o novato DeJuan Blair.
Principais perdas: Bruce Bowen, Kurt Thomas, Fabricio Oberto e Drew Gooden.
Veremos esta foto mais uma vez em junho ? Quem aposta neles ? Spurs tem chances de título e isto sempre é sinal de perigo para os outros
Análise: Talvez o time da NBA que melhor se reforçou. Apostando em veteranos e em poucos reforços. Todos eles pontuais. Jefferson chega para a lateral, posição mais carente do time desde quando Bruce Bowen sentiu a idade. Jefferson está com boa idade, bom ritmo e tem um jogo sólido na NBA. McDyess vem de grande temporada no Pistons e deverá ajudar a Duncan, cada vez mais isolado de talento ao seu lado no garrafão. O novato Blair veio bem nos jogos amistosos, quem sabe não vinga pelo menos para ajuda nos rebotes. Com tudo isso e a volta de Manu, aparentemente inteiro, o Spurs tem mesmo um dos times mais forte da liga. Duncan poderá conseguir seu quinto título e pode ser a última vez como protagonista.
Expectativa: 54-56 vitórias, favorito ao titulo da NBA.