E o que os outros farão ?

Escrito por
Publicado em: 28/09/2009

O Campeonato Paulista de Basquetebol está sendo disputado com 13 equipes, 7 delas disputarão o Nacional e claro, com isso terão no torneio estadual um momento excecpional para dar conjunto ao time, envolver a comunidade, dar retorno à patrocionadores e disputar mais um título importante na temporada.

Enquanto isso, qual a realidade das outras equipes que disputarão o NBB ?

Vamos analisar as realiidades de Flamengo e Minas Tênis. Os dois times viajaram até Natal, no Rio Grande do Norte, para fazer um amistoso, vencido pelo Flamengo (101 x 75). O time carioca já tinha disputado um torneio amistoso em Angola (vice-campeão), porém desfalcado até do técnico Paulo Sampaio.

Minas Tênis esteve parado deste a semi-final do Nacional, ou seja, quatro para cinco meses sem atuar. E excluindo os três dias da Liga Sulamericana (em outubro em BH), é muito provavel que o Minas não faça jogos oficiais complicados até o ínicio do Nacional. Existe o Campeonato Mineiro, porém a chance do Minas sair campeão é enorme. Mesmo com a nova equipe do estado, Paraíso, sendo um projeto novo e sério, neste momento o Minas ainda seria franco favorito. Ainda que Paraíso faça frente ao Minas e as partidas transcorram em embates muito disputados e imprevisíveis, serão poucos jogos comparando com as dificuldades do paulista, por exemplo.

O Flamengo está no Campeonato Carioca. O atual bi-campeão Brasileiro não tem nenhum adversário em solo estadual para atrapalhar mesmo que um pouco suas pretensões de título.. Longe disso. Vencerá o campeonato carioca facilmente e terá seu primeiro desafio real no Chile, pela Liga Sulamericana entre os dias 27 e 29 de outubro.

Dia 1º de novembro às 11 horas da manhã, Flamengo começará a disputa pelo tri Nacional jogando no Rio contra o Cetaf. Minas irá à São Paulo para enfrentar o Paulistano. Até esta data chegar, a grande dúvida é saber se os três jogos oficiais de alto nível (Liga Sulamericana), somados com a possibilidade de mais dois ou três jogos nos estaduais (no máximo) e os quadrangulares amistosos, serão de fato a melhor preparação para estes times entrarem bem no Nacional.

Fora isso, temos que pensar ainda na parte admnistrativa. Enquanto os times de São Paulo jogam o estadual, aparecem na televisão, nos jornais, contam com a cobertura de sites, qual o retorno para um potencial patrocinador nos campeonatos carioca, mineiro e torneios quadrangulaers amistosos de dois ou três dias ?

Qual o peso real desta longa pausa na parte financeira destas equipes ?

Qual o peso deste tempo parado para os atletas ? É natural que o atleta ao jogar um amistoso, o faça de uma forma muito mais tranquila do que um torneio como o paulista, em que ele precisa realmente vencer e o rendimento está sendo cobrado o tempo todo. Amistoso sempre terá uma carga menor de cobrança por parte de todos.

Logo, qual seria uma solução para a melhora do calendário do basquetebol fora de São Paulo ? Um Nacional com maior duração ? Uma outra liga que pudesse colocar frente a frente os times do Centro-Oeste, Minas, Rio e Espírito Santo. (Uma vez que já existe a Liga Sul). Um torneio nacional, um estilo Copa do Brasil, por exemplo, em que as equipes pudessem jogar em um nível melhor do que é visto nos estaduais quase sempre fálidos que temos ?

Enfim, alguma solução deve ser pensada e realizada pelos clubes. Seria muito interessante termos mais um torneio regional forte. Os clubes que ficam parados por muito tempo teriam ali, a oportunidade de melhor ainda mais seu planejamento, de mostrar seus patrocinadores por mais tempo e claro, criar mais vínculo com a comunidade em que estão inseridos, atraindo mais público para o basquetebol, o que, em longo prazo, só beneficiaria a modalidade.

Como o Campeonato Paulista é o mais forte e rico, as equipes que estão ali, estão bem servidas. Então, que os outros clubes consigam se tornar um produto atraente para estes vários meses em que vários clubes ficam praticamente parados.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273