Em duelo de gigantes, Argentina bate os donos da casa

Escrito por
Publicado em: 3/09/2009

Porto-riquenhos e argentinos fizeram um dos jogos mais esperados da Copa América 2009 na noite de hoje. Apesar da ameaça de furacão em San Juan, boa presença de público (cerca de 8000 pessoas) e jogo tenso entre dois gigantes do basquete americano. Mais uma vez Luis Scola brilhou e os argentinos demonstraram todo seu poder.

O primeiro período foi todo de Porto Rico. As bolas do perímetro estavam caindo, a defesa funcionando e os argentinos não conseguiam se manter na partida. A vantagem de 22×14 parecia confortável, entretanto, Leonardo Gutiérrez e uma sequência de três bolas do perímetro acabaram com os porto-riquenhos. Federico Kammerichs também apareceu com uma bola de três e os argentinos se distanciaram no placar. A continuação do período mostrou a dupla de Gutiérrez (Leonardo no perímetro e Juan Pedro no garrafão) afiada. Ambos contribuíram e muito para que a seleção de Sergio Hernández terminasse o primeiro tempo com vantagem de 6 pontos (46×37).

O começo de segundo tempo continuou favorável aos argentinos. Pablo Prigioni e Scola se encontraram em quadra e o show de pick and rolls começou. Hora Scola recebia e partia para o seu característico jump, hora Prigioni chutava de três (Scola inclusive acertou uma bola do perímetro). A vantagem cresceu e chegou aos 14 pontos (64×50).

Porém, o time de Manolo Cintrón não ia se entregar fácil. Com a habitual precisão nas bolas de fora, Ayuso e Arroyo colocaram os porto-riquenhos na partida ao gradativamente tirarem a diferença argentina. Com a vantagem em 5 pontos (78×73), Arroyo e Ayuso converteram cestas consecutivas e empataram o jogo com apenas 6 segundos por jogar. Foi aí que Prigioni mostrou todo seu valor e importância. Bateu para dentro na última jogada da partida, recebeu falta e converteu os dois lances livres (o último sem querer, afinal, deixava Porto Rico com 4 segundos no relógio e a uma bola da vitória). No lance definitivo, Kammerichs se agigantou e com uma quase intercepção do lateral forçou o chute quase do meio da quadra de Carmelo Lee que não entrou por pouco. Enfim, Argentina 80×78 Porto Rico em mais um jogo incrível.

Os porto-riquenhos perderam a invencibilidade e os argentinos garantiram vaga no Mundial 2010 (já estavam classificados com a derrota do Uruguay).

Scola com 25 pontos foi o cestinha da partida (ainda pegou 12 rebotes). L.Gutiérrez com 12 pontos e Prigioni com 11 e 12 assistências foram outros destaques no time vencedor. Do lado local, Ayuso com 19 pontos e Arroyo com 18 foram os jogadores mais notáveis.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Americas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273