Em noite de festa, Lakers atropelam os Mavericks
O homenageado da noite era Shaquille O’Neal, mas quem comandou a festa no Staples Center foi Kobe Bryant. Precisando da vitória a qualquer custo, para manter acesas as esperanças de conquistar uma vaga para os playoffs, os Lakers se impuseram desde os primeiros minutos do jogo, já que o Dallas Mavericks é adversário direto na luta pelos playoffs. No intervalo, o time da casa já vencia por 15 pontos de vantagem (placar de 55X40).
Durante a pausa, o Los Angeles Lakers prestou uma justa homenagem a Shaquille O’Neal, aposentando a camisa nº 34. Shaq junta-se a Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Geroge Mikan, entre outros grandes jogadores que já fazem parte do rol de homenageados dos Lakers. “Eu sempre rezei e esperei por este momento. É a realização de um sonho. Eu só queria que o Dr. Buss estivesse aqui para ver isso”, disse O’Neal, lembrando do ex-proprietário da franquia, Jerry Buss, que faleceu em fevereiro.
Depois do intervalo, com a bola quicando novamente, o Los Angeles continuou com seu domínio dentro da quadra, até fechar a partida com o placar final em 101X81. Com a vitória, os Lakers igualaram a campanha do Utah Jazz (39-36), que ocupa a 8ª posição na conferência Oeste. Kobe Bryant cravou seu 19º ‘triple-double’ na carreira, com 23 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Outros 3 jogadores contribuíram com ‘double-doubles’: Dwight Howard (24 pontos e 12 rebotes), Earl Clark (17 pontos e 12 rebotes) e Pau Gasol (14 pontos e 10 rebotes).
Nas outras partidas da noite, o Washington Wizards recebeu o Chicago Bulls e venceu pelo placar de 90X86. Em Miami, o Heat, novamente desfalcado de LeBron James, Dwyane Wade e Mario Chalmers, foi surpreendido pelo New York Knicks, perdendo o jogo por 102X90, com grande atuação de Carmelo Anthony, que anotou 50 pontos.