Enfim campeão!
Rotulado de time que sempre morre na praia, o Tau Ceramica, do brasileiro Tiago Splitter, finalmente conquista a coroa espanhola, após uma série incontestável vencida sobre o Barcelona, por 3 x 0.
Era um jejum incômodo, apesar de acumular muito mais vitórias do que derrotas nos principais torneios disputados (leia-se Campeonato Espanhol e Euroliga), o Tau Ceramica não conquistava um título importante há 6 anos. O último foi o campeonato espanhol da temporada 2001/02, quando a equipe contava com diversos jogadores que brilhariam nas Olimpíadas de Atenas, como Luis Scola, Andres Nocioni, Fabricio Oberto e Carlos Arroyo.
Para Tiago Splitter, o jejum certamente tinha um significado ainda maior. O brasileiro, que começou a atuar profissionalmente pelo clube em 2002, jamais havia sentido um gosto de conquista um dos principais títulos da Europa. Foram dois vice-campeonatos espanhois e um europeu.
Agora, justamente após a saída do ídolo maior do Tau Ceramica, o argentino Luis Scola, a equipe volta a conquistar a coroa espanhola, num elenco comandado pelo jovem brasileiro Tiago Splitter e que conta com craques, tais quais Pablo Prigioni, Igor Rakocevic, Mirza Teletovic, Pete Mickael e Zoran Planicic.
Na série final contra o Barcelona, Splitter teve médias de 15 pontos, 5 rebotes, 3 assistências e 1,6 tocos por partida.
Em tempo, no mesmo momento em que a Espanha conhecia o seu campeão, foi divulgada a notícia de que Pepu Hernández, campeão mundial, foi demitido do cargo de treinador da seleção espanhola.