Entenda como funciona a cláusula acionada por Devean George, responsável por bloquear a troca de Jason Kidd
O “Larry Bird Right” é uma exceção que uma equipe possui de, mesmo estando acima do teto salarial, renovar o contrato de seu jogador com passe livre até o valor máximo permitido desde que este atleta tenha jogado as três últimas temporadas sem ter sido dispensado ou mudado de clube com o passe livre. Ou seja, o jogador precisa ter jogado na mesma equipe pelos últimos três anos ou ter vindo numa troca dentro dessas condições, já que o “Bird Right” o acompanha na nova equipe.
Como exemplo podemos citar o ala Caron Butler: jogou dois anos no Miami Heat, foi trocado para o Lakers (“Bird Right” foi junto) e depois de uma temporada trocado para o Wizards. O jogador estava há três anos sob um mesmo contrato, sem ter sido dispensado, logo o Wizards possuía a exceção “Larry Bird” para estender seu contrato independente de estar acima ou abaixo do teto salarial. Mas a equipe renunciará automaticamente a essa exceção caso não exerça as opções pelo terceiro ou quarto anos nos contratos de calouros.
No caso polêmico do Devean George, ele é um jogador com “Early Bird” para o Dallas Mavericks. Isso acontece quando o jogador está atuando sob um contrato de um ano com a mesma equipe que atuou na temporada anterior. Com o “Early Bird”, o jogador não pode receber uma proposta máxima de contrato se sua equipe estiver acima do teto salarial, mas pode ter uma oferta cujo salário do primeiro ano do novo contrato seja até 175% o seu salário anterior, com aumentos anuais de até 10,5%.
No caso de George, que recebe cerca de 2.3 milhões de dólares essa temporada, ele estaria habilitado a receber um contrato do Mavs cujo primeiro ano o pagasse um salário pouco maior de 4 milhões de dólares. O problema do jogador é que se for trocado ele perde o “Early Bird”, o que significa que na próxima temporada ele provavelmente não conseguirá um salário maior que o atual, e muito menos o que poderia ganhar se continuasse na mesma equipe. Por isso a NBA concede aos jogadores nessa situação o direito de vetar sua inclusão em trocas.
Confira os jogadores que se encontram na mesma situação que Devean George esse ano:
Derek Anderson – Charlote Bobcats
Jeff McInnis – Charlote Bobcats
Dwayne Jones – Cleveland Cavaliers
Anthony Carter – Denver Nuggets
Kelenna Azubuike – Golden State Warriors
Matt Barnes – Golden State Warriors
Mickael Pietrus – Golden State Warriors
Dikembe Mutombo – Houston Rockets
Chris Mihm – Los Angeles Lakers
Earl Barron – Miami Heat
Jannero Pargo – New Orleans Hornets
Sean Marks – Phoenix Suns
Justin Williams – Sacramento Kings
Darrick Martin – Toronto Raptors
C.J. Miles – Utah Jazz
Roger Mason – Washington Wizards
por Fernando Magalhães