Espanha surra Angola
A já classificada seleção da Espanha enfrentou a eliminada Angola pelo grupo B. A vitória foi da Espanha que acabou garantido o segundo lugar do grupo. Os angolanos se despediram de Pequim sem vencer.
O primeiro período foi favorável aos africanos. Aproveitando o excesso de individualidades e a falta de interesse pelo jogo dos espanhóis, os angolanos abriram vantagem e fecharam a parcial em 23×15. Porém, já no segundo quarto a Espanha tomou o controle do jogo. Finalmente mostrando jogo coletivo e com ótimas atuações de Pau Gasol e Ricky Rubio, os europeus atacaram bem e marcaram muito forte, vencendo com facilidade a parcial e indo para o intervalo com vantagem de 10 pontos (40×30). Vale ressaltar, que os espanhóis fizeram inúmeras jogadas de grande beleza plástica.
No segundo tempo, o panorama da partida foi o mesmo. Com uma defesa forte e um ataque eficiente, a Espanha (muitíssimo superior tecnicamente) continuou jogando bem e a diferença no placar só subiu. Ao final do terceiro período a Espanha vencia por 30 pontos (71×41). Apesar de exagerar nos arremessos de três, os espanhóis mantiveram o ritmo no último quarto. A já sem reação Angola somente assistiu ao jogo e perdeu por 48 pontos (98×50).
Pau Gasol foi o destaque da partida com 31 pontos, Juan Carlos Navarro fez 12 e Rubio acabou o jogo com 5 assistências e 3 roubos de bola além de 2 pontos. O destaque angolano foi Eduardo Mingas com 10 pontos.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA