Espanha é a primeira equipe na semifinal
Espanha e Croácia abriram a fase de quartas-de-final do torneio masculino de basquete em Pequim. Com Ricky Rubio no quinteto inicial, os atuais campeões mundiais eliminaram a forte seleção croata da competição. Agora, a Espanha enfrentará na semifinal o vencedor do confronto entre Lituânia e China.
Logo no começo de partida, Pau Gasol converteu inúmeras bolas no garrafão para colocar os espanhóis em vantagem (12×2). Defendendo com muita força, a Espanha forçava os erros dos croatas e os chutes forçados. Com isso, a diferença se manteve ao final da primeira parcial (22×11). No segundo período o panorama foi o mesmo. A defesa forte foi a principal arma espanhola, atrapalhando os ataques croatas e fazendo com que a diferença no placar se mantivesse. No intervalo, os espanhóis lideravam por 37×26.
Na segunda etapa, Croácia e Espanha continuaram iguais. A Espanha mantendo a diferença inicial através de uma defesa forte e os croatas correndo atrás do marcador. Vale ressaltar, que o aproveitamento croata nas bolas do perímetro foi muito baixo (5-19; 26%), o que complicou muito qualquer tipo de reação. No último quarto, o placar também foi parelho e a Espanha chegou à vitória que com certeza foi construída nos 10 primeiros minutos de partida. Placar final: Espanha 72 x 59 Croácia.
Pau Gasol foi o destaque espanhol com 20 pontos e 10 rebotes. Já Felipe Reyes converteu 13 pontos e José Manuel Calderon 10. Pelo lado croata, Marko Banic fez 15 pontos e Zoran Planinic 12.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA