Estréia: Coluna do Renatinho

Escrito por
Publicado em: 12/02/2008

Muito prazer

Vou estrear minha coluna aqui contando na verdade minha estréia como árbitro em um jogo do maior ídolo do basquete brasileiro: Oscar.

Recebo um telefonema da Federação Paulista de Basquete me escalando em um amistoso na cidade de Sorocaba entre a equipe local contra o Corinthians, de Oscar, isso por volta de 1997. Claro que num primeiro momento senti uma sensação de prazer e de medo……Como serei recebido por um ídolo? Eu um menino de 25 anos na época, que nunca me viu apitar.

Chego ao ginásio, vou ao vestiário, borburinho geral….Coloco meu melhor uniforme, faço alongamento e entro na quadra lotada. Todos ali somente para assistir Oscar jogar. Confesso, quando o vi aquecendo parecia maior ainda…..de tamanho. Até o prefeito de Sorocaba deixou seus importantes compromissos de gabinete para ver o homem jogar. Que responsabilidade a minha…

Vai começar o jogo. Oscar cumprimenta a todos e me aperta a mão….confesso que a minha mão sumiu…E o jogo começa, e Oscar com sua mão certeira nos arremessos de 3 pontos.

De repente ele erra uma, olha pra mim………erra a segunda e olha pra mim, querendo falta…..na terceira ele não se conteve e disse: “Psiu, Psiu, tô te chamando, apita a falta, você tá vendo e tem medo de apitar”, não me contive nesta hora e apitei uma falta técnica pra ele. Não contente, Oscar continua: “você não apita nada, vai fazer outra coisa, vai ser farmacêutico”… dei outra falta técnica… resumindo, o maior cestinha do nosso basquete saiu da quadra em 5 minutos de jogo com 2 faltas… é claro que o prefeito e toda a torcida queriam me matar… e eu pensei que minha carreira que mal começava, já acabava… mas sempre na minha carreira a disciplina foi o carro chefe.

E é claro que a partir daí nos tornamos grandes amigos e cada um respeitando o lado do outro. Oscar é um vencedor e gostava das pessoas que tinham coragem como ele tinha de assumir responsabilidades. No jogo seguinte, fui comprimentá-lo e disse: “Oscar muito prazer, hoje posso dizer realmente que sou um árbitro de basquete, pois apitei um jogo seu, e isso será eterno na minha carreira”

Hoje tenho na sala de minha casa um pôster onde estou eu, Oscar e Magic Jonhson, com a seguinte frase escrita por Oscar: “Um abraço para o melhor árbitro do mundo”

Oscar, Obrigado…..

Renatinho

Renatinho é Carlos Renato dos Santos, um dos árbitros mais importantes do basquete brasileiro. Já apitou campeonatos mundiais, pré-olímpicos, e Olimpíadas, tendo inclusive apitado a final de 2000 em Sidney, entre EUA e França. Hoje ele estréia como colunista exclusivo do Draft Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273