EUA começam hoje a tentativa de retomar seu sonho
Se na última quarta-feira, tivemos a oportunidade de assistir ao vivo o grande confronto entre os atuais campeões olímpicos e os atuais campeões mundiais, hoje à noite provavelmente teremos a oportunidade de acompanhar um espetáculo.
Isso porque a seleção norte-americana masculina faz a primeira de um total de 5 partidas amistosas de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Será contra o Canadá, às 21 horas (Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil.
Diante da fragilidade do adversário (agora ainda por cima sem Samuel Dalembert), é possível esperar uma vitória com placar elástico e com direito a enterradas espetaculares.
Uma pena, contudo, que um dos maiores astros da seleção norte-americana provavelmente não atuará. Segundo o técnico Mike Krzyzewski, existe 95% de chances de Lebron James não jogar hoje, por conta de uma lesão no tornozelo.
O que dificilmente conseguiremos avaliar e, isso não apenas neste amistoso, mas também nos próximos, é o poder de fogo desta seleção norte-americana. Afinial, o único adversário realmente de peso nesta fase preparatória será a Lituânia e, como bem sabemos, é perigoso tirar maiores conclusões de amistosos (vide Brasil x Croácia). Também não dá para fazer uma análise completa a partir da última Copa América, eis que o principal adversário era a equipe B da Argentina.
De qualquer maneira, é público e notório que os norte-americanos estão mordidos com a perda da hegemonia olímpica no basquete masculino. Também não é mistério que todo o planejamento desenvolvido por Mike Krzyzeswski e companhia era voltado para o ouro nas Olimpíadas de Pequim.
Assim, poucos deixarão de apostar nos EUA como favoritos ao título, até que (mais uma vez) provem o contrário.
Confira o elenco com o qual a seleção dos EUA tentará retomar a sua hegemonia olímpica: Carmelo Anthony, Carlos Boozer, Chris Bosh, Kobe Bryant, Dwight Howard, Lebron James, Jason Kidd, Chris Paul, Tayshaun Prince, Michael Redd, Dwayne Wade, Deron Williams