Excelente partida acaba com vitória da Lituânia.
O dia em Pequim guardou um clássico europeu do basquete. Lituânia e Croácia mediram forças pelo grupo A. Após a vitória da Austrália sobre a Rússia, esse grupo ficou bem disputado e muita coisa estava em jogo.
Em um primeiro quarto cheio de erros, faltas e desperdícios, a seleção croata conseguiu se manter na liderança e vencer a parcial (15×13). Entretanto, um clássico desse porte merecia ser mais bem disputado. E foi, em um segundo período muito bom, Lituânia e Croácia deram um show de eficiência e organização ofensiva. Individualmente se destacaram Roko Ukic (Croácia) e Mindaugas Lukauskis (Lituânia). Placar de intervalo: Croácia 45 x 42 Lituânia.
O segundo tempo também começou em alto nível. Ambas as equipes continuaram com o bom aproveitamento ofensivo e disputaram um jogo de muita qualidade. Zoran Planinic converteu bolas de três importantes para sua equipe. Com isso, os croatas entrariam no quarto período vencendo por 62 x 58.
A história do último quarto precisa ser contada separadamente. Com uma série de 11 pontos seguidos logo no início, os lituanos tomaram o controle do jogo e passaram a frente no marcador. A atuação croata foi inexplicável. A equipe perdeu a organização ofensiva, o bom aproveitamento dos arremessos e simplesmente parou de marcar. Aproveitando a queda croata, a equipe de Sarunas Jasikevicius fez um final de jogo perfeito e teve um excelente aproveitamento do perímetro (55%). Linas Kleiza converteu diversas bolas de fora e sua equipe venceu por 86×73.
Lukauskis foi o cestinha da partida com 20 pontos; Kleiza terminou com 18. Jasikevicius contribuiu com 9 pontos e 6 assistências. Na seleção croata, Ukic converteu 13 pontos e Planinic 11.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA