Exemplo: ACB lança “cards” dos jogadores
Aqui no Brasil, estamos acostumados a não explorar o potencial do marketing esportivo. Se no futebol já encontramos algumas aberrações (por exemplo, o Flamengo só foi criar a sua própria loja há pouquíssimo tempo), no basquete então nem se fala.
Na realidade, são pouquíssimas as equipes que possuem a própria camiseta disponível para venda.
Na Espanha, por outro lado, cada equipe que disputa a ACB possui uma série interminável de produtos licenciados à disposição para o torcedor.
A última novidade foi o lançamento de “cards”, no melhor estilo esportes norte-americanos ou futebol italiano, pela Panini, em parceria com a ACB.
São 360 cartões com foto/gravura na face principal e a descrição no verso. Aém de todos os jogadores, a coleção inclui mascotes, logos das equipes, cheerleaders, lendas da ACB, momentos inesquecíveis e etc. Como toda coleção de figurinhas, não poderia faltar os cartões “premiados”, com os principais craques da liga.
Na Espanha, a coleção está disponíveis nas principais bancas de jornais e cada pacote com 6 cartões custa 0,80 euros.
Muita gente não sabe, mas o campeonato de basquete brasileiro já chegou a ter o seu próprio álbum de figurinhas: foi na segunda metade da década de noventa, também fabricado pela Panini.
Confira algumas das atrações da coleção espanhola: