Expectativas para a primeira rodada de NBB
Começa nesse Domingo o NBB. Na sua segunda edição, a liga promete dar um salto de qualidade com um maior nível técnico e melhorias em relação a primeira edição. Serão 14 times na briga por 12 vagas nos playoffs e uma taça. O Draft Brasil já fez seu tradicional ranking do NBB (veja aqui) e agora falará dos jogos que abrem a competição.
O jogo que mais promete na rodada inaugural é entre Pinheiros e Universo/BRB sem sombra de dúvidas. O atual campeão da Liga das Américas chega ao NBB com um elenco fortíssimo que conta com Guilherme Giovannoni (de volta ao Brasil após anos na Itália) e Alex. O Pinheiros tem em Diego, Olivinha e Shammel seus principais jogadores. Na partida de Domingo, veremos um duelo interessante entre Guilherme e Olivinha. Quem vencer no garrafão vencerá também o jogo? Olho na televisão porque o jogo vai ser ótimo.
Paulistano x Minas Tênis Clube
O único brasileiro finalista da Liga Sul-Americana começa o NBB contra o bom time do Paulistano. Sucatzky é um dos melhores armadores do torneio e Murilo um dos pivôs mais eficientes. Além deles, Luiz Felipe Lemos, Drudi e Chris Jeffries devem aportar qualidade ao time de Flávio Davis que entra na competição querendo melhorar o resultado do primeiro NBB (semifinalista). No lado paulista, João Marcelo tem um promissor time reforçado por Baby, Betinho, Edu e Felipe. Lá embaixo, destaque para a briga entre Baby e Felipe x Drudi e Murilo. Vai sair faísca já na primeira rodada.
O atual campeão começa sua participação contra o CETAF em casa. Marcelinho Machado deve ser mais uma vez o fator diferencial da equipe carioca. Teichmann é o grande reforço da equipe que pouco investiu em reforços. Para repetir o título do NBB passado a equipe terá que melhorar e muito, afinal, na Liga Sul-Americana perdeu para Defensor Sporting e Quimsa e ficou de fora da fase final. Defensor e Quimsa tem em comum a presença de um pivô dominante. Restara saber se a saída de Baby é mesmo uma perda que será sentida ou a adição de Teichmann será suficiente. Do lado do CETAF, Magen McNeil terá seu primeiro teste e poderemos pela primeira vez analisar seu desempenho em alto nível. Caso o americano não corresponda, não vejo chances para a equipe no duelo de estreia.
Duelo paulista entre Franca e Assis promete esquentar a rodada. Os francanos entram como um dos favoritos ao título, afinal, Tony Stockman está em fase espetacular e se junta a Helinho, Rogério e Márcio naquela que promete ser uma ótima equipe. Franca tem do seu lado o fator local nessa partida contra Assis e todos sabem a dificuldade que é bater Franca em seus domínios. Do lado do time de Marco Antonio Aga, Mark Borders, Lucas Tischer e John Thomas são a esperança de vitórias. Considero o trio forte e não creio que Assis será presa fácil durante o campeonato. Franca x Assis será uma boa partida.
Araraquara/Palmeiras x Bauru
Larry Taylor em quadra é sinal de qualidade. O norte-americano que brilhou no NBB passado volta a disputar a competição por Bauru e é o grande líder do time. Araraquara tem bons jogadores (Arnaldinho, Júlio Toledo, Marshall Brown e Delano Thomas) e deve crescer durante o torneio. Nessa partida em específico, vejo Bauro com vantagem pela qualidade de Larry.
Joinville continua forte. Mesmo com a saída de Williams manteve Espiga, Manteiguinha, Sobral, Shilton e Tiagão. Alberto Bial tem o time na mão e todos sabemos da qualidade da equipe catarinense. Do outro lado temos uma estreia. Londrinha abrirá sua história no NBB fora de casa e contra um adversário complicado. A equipe de Ênio Vecchi terá enormes dificuldades para conseguir a vitória.
Com as adições de Renato, Fúlvio e Matheusinho a equipe de São José entra bem no NBB. Saldanha trouxe Lucas Costa e Amiel e poderemos ver quem se reforçou melhor. A princípio foi São José que deve conseguir a vitória em uma partida disputada e muito provavelmente, equilibrada.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com