Flamengo é campeão Sul-Americano!
Rubro-negros batem salários atrasados, cansaço, argentinos e até o Quimsa, conquistando a Liga Sul-Americana 2009 em Santiago del Estero.
Com um primeiro tempo histórico de Marcelinho Machado, equipe brasileira passa um verdadeiro sufoco nos segundos finais, mas garante conquista inédita.
Flamengo e Quimsa começaram o jogo de forma nervosa. Os brasileiros levaram 12 pontos consecutivos, possibilitando com que o Quimsa abrisse uma boa dianteira no placar.
Contudo, Marcelinho Machado anotou 7 pontos consecutivos que colocaram o Flamengo novamente na partida.
Era apenas a primeira parte de um primeiro tempo espetacular de Marcelinho Machado. Comandando a sua equipe também durante o segundo período, o ala acertou arremessos impressionantes, indo para o vestiário com nada mais nada menos do que 30 pontos.
Apenas na primeira etapa, Machado acertou 8 arremessos de 3 pontos, em 10 tentativas. Até o final do jogo, o contestado jogador acertou as suas outras 2 tentativas do perímetro.
No entanto, quem brilhou na segunda etapa foi o seu irmão, Duda. O jogador que vinha tendo até então uma fraca atuação, passou a roubar bolas e mais bolas, proporcionando muitos pontos de contra-ataque para o rubro-negro, que chegou a abrir 11 pontos quando faltavam 7 minutos para o fim da partida.
Os argentinos, entretanto, não se entregaram. Em menos de 2 minutos, a diferença caiu para apenas 3 pontos. E o empate chegou com 2 minutos para o final.
Marcelinho Machado teve a oportunidade de cobrar 3 lances livres, mas converteu apenas um. Parecia que novamente o Flamengo colocaria tudo a perder. Ainda mais quando Jonatan Treise anotou uma cesta de 3 pontos, dando uma vantagem de 2 pontos para os argentinos.
Foi quando Machado acertou o seu 10º arremesso de 3 pontos na partida, recobrando o ânimo dos jogadores flamenguistas.
Com vantagem de 1 ponto na partida e 4 segundos no cronômetro, o Flamengo contou com uma ajudinha da arbitragem, que até então vinha prejudicando os brasileiros, para definir a partida. Coloneze usou o pé para cortar uma bola e se jogou no chão para: bola presa e setinha apontada para o Flamengo.
A sorte finalmente sorria para os brasileiros e, após Duda acertar o primeiro arremesso livre após a falta sofrida, o próprio Coloneze capturou o rebote da segunda tentativa, garantindo o estouro do cronômetro e o primeiro título da Liga Sul-Americana da história do Flamengo.
É o quarto título brasileiro, em 13 edições. Os argentinos, que conquistaram as outras 9, tiveram que assistir a festa rubro-negra em Santiago del Estero. O título, somado ao do Universo Brasília da Liga das Américas, faz o basquete brasileiro retomar uma hegemonia clubística há muito perdida, unificando os dois títulos mais importantes do Continente.
Foto: CABB