Flamengo: Novo diretor de finanças tenta resolver impasse
Neste domingo, o site Globoesporte.com publicou entrevista com o novo diretor de finanças do Flamengo, João Henrique Areias.
De mais relevante, encontra-se a vontade de manter o clube no NBB e, mais importante, a intenção de criar um modelo de gestão capaz de manter não apenas o basquete do Flamengo, mas também outras modalidades olímpicas.
O modelo, segundo Areias, prevê um conselho gestor, formado por ex-atletas, dentre eles Oscar, e um grupo de executivos, da área de marketing, comunicação, tecnologia e etc.
Não há dúvidas de que o discurso, ao menos ele, representa uma mudança positiva na mentalidade do clube. Dessa forma, aparententemente, o clube deixa de culpar os esportes olímpicos e passa a admitir os sérios problemas de gestão, dentre eles a total incapacidade de gerar receitas.
Se consolidado na prática, significa que o Flamengo talvez passe a promover as suas partidas como um espetáculo, a vender a sua camisa de basquete nas lojas e a buscar recursos junto ao governo federal com projetos de formação de atletas.
Entretanto, não dá para ficar 100% otimista com a situação rubro-negra. A uma, porque os jogadores realmente parecem estar dispostos a não jogar pelo Flamengo se não houver uma efetiva e imediata solução para os salários atrasados (se atuarem numa só partida, não podem se transferir para outro time do NBB), a duas, porque o presidente do Flamengo, Márcio Braga, continua a afirmar que apenas o futebol gera recursos no clube.
Agora, cabe a pergunta: O time de basquete do Flamengo tem por hábito promover a Petrobrás gratuitamente? Ao que parece o clube anda mesmo muito caridoso. Deve ser por isso que o seu time de futebol não vai para frente…