Fora Shaq! – por Prof. José Marinho

Escrito por
Publicado em: 25/02/2008

Que o Phoenix e o Golden State são as equipes mais interessantes de se assistir na NBA, não há nenhuma novidade nisto. O estilo solto e “descompromissado” destes dois times torna o jogo de basquete muito agradável de ser visto, repleto de jogadas de efeito e cestas de todo o tipo. É claro, um pouco de defesa ajudaria. E acredito que ambos poderiam dar um passo (ou vários) à frente neste aspecto quando chegar à hora dos playoffs.

Infelizmente, o desempenho dos Suns contra os melhores times do Oeste despertou em seu técnico, Mike D´Antoni, o desejo de dar uma sacudidela no plantel. Acho que ele se esqueceu que a derrota na série para os Spurs ano passado se deveu muito à ausência de Stoudemire (suspenso) no jogo 5 e não por deficiências no jogo de força.

Shaquille O´Neal foi contratado, sacrificando a versatilidade de Shawn Marion. Mas se analisarmos o jogo contra o Boston, veremos que não apenas “The Matrix” se foi. O jogo de transição contundente, a estratégia dos cinco abertos, a movimentação difícil de se acompanhar a olho nu, a criatividade e a rara plasticidade parecem fazer parte do passado. O Phoenix se tornou comum. Conteve o Boston “amassando o aro” em 28 pontos no primeiro tempo, suplantou completamente o oponente nos rebotes e trocou farpas com adversário a todo o momento. Não se ouviu um só suspiro do público (exceto naquela bola de três do Steve Nash). Nada de diferente foi feito. Uma mesmice repleta de erros de toda espécie foi cometida. Infiltrações e passes para um companheiro a meio metro de distância, péssima divisão da quadra e pouca movimentação e inventividade (mesmo do Nash) estranhamente se acumularam. Parece que os 2,16m e os 150kg do O´Neal estão ocupando todo o espaço ofensivo dos Suns.

Posso estar sendo precipitado. Pode estar faltando entrosamento. Ou foi um mau dia. Mas se o preço que o Phoenix tiver que pagar para ser campeão for se tornar uma equipe comum, eu prefiro vê-lo como contendor. Fora Shaq! Quero o basquete diferente de volta…

Prof. José Marinho, mestre em Educação Física pela UFRJ, já foi colunista do Lance! e é responsável pelo site www.bbheart.com.br. Desde o ano passado é colaborador do Draft Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273