Franca, de Hélio Rubens, sai na frente
O time de Franca confirmou o favoritismo e abriu vantagem na série final do Campeonato Paulista vencendo com segurança o perigoso adversário de São Bernardo, a Ulbra. Controlando toda a partida, os anfitriões aproveitaram o mando de quadra para levar o jogo de abertura do playoff por 85 a 66.
No primeiro período, o time visitante iniciou melhor equilibrado em quadra. Errando menos, assumiu o controle do placar até os minutos finais quando alguns segundos de concentração falha e uma boa sequência de lances do ala/pivô improvisado Felipe deu aos donos da casa a vantagem ao final do quarto com o baixo placar para padrões nacionais de 16-15.
Se a dedicação defensiva permanecia equilibrando a partida, foi o ataque o calcanhar de aquiles da equipe da Ulbra. Com um sistema aparentemente bem organizado, a execução não era tão interessante assim. Isso gerou contra-ataques que poderia fazer com que Franca abrisse uma vantagem de certa maneira folgada. Não foi tanto, mas o time da casa errando menos e contra-atacando mais, abria vantagem: 36 a 27.
No terceiro período os erros da equipe da universidade luterana só aumentaram, gerando ainda mais contra-ataques do que no quarto anterior. A defesa piorou a ponto de fazer com que o técnico José Neto pedisse para que sua equipe não entrasse nas rotações ofensivas de Franca na hora dos bloqueios e que fizesse as trocas (o pivô continuava no armador na hora do pick´n roll). Não funcionou, tendo, inclusive, Calderón a fazer a 4ª falta em um lance desses, contra Helinho. A vantagem seguiu crescendo: 63-45.
O quarto derradeiro trouxe uma nova defesa da Ulbra que deu bastante dificuldade ao time francano. A diferença de pontos desceu bastante, chegando a seis. Insuficientes, porém, para incomodar a noite do time de Hélio Rubens, que conseguiu melhorar nos minutos finais e confirmar a boa vitória por 19 pontos.