Gorauskas perto de assinar com Vivo/Franca (atualização: contratado)
A notícia é do Jornal Comércio de Franca e já circula na comunidade de Franca no Orkut: o pivô Douglas Gorauskas pode ser o novo reforço da equipe comandada por Hélio Rubens.
O pivô de 2,05 metros, filho do ex-jogador da seleção brasileira Mindalgas Gorauskas, chegou da Europa para uma semana de testes em Franca, ficando a cargo de Hélio Rubens a decisão de aproveitá-lo ou não na temporada.
Gorauskas parece seguir o roteiro de alguns jogadores de nível médio que foram atuar na Europa, mas começam a voltar ao continente em virtude da grave crise financeira que afeta principalmente os clubes europeus.
O pivô, de nacionalidade brasileira e lituana, atuou até dezembro do ano passado na Suíça, defendendo o Rhone Herens, mesma equipe de outro pivô brasileiro, Hátila Passos. Contudo, a equipe fechou as portas em pleno campeonato suíço, deixando ambos os brasileiros na mão.
Conforme noticiamos recentemente, Hátila Passos foi contratado pelo Atenas do Uruguai, enquanto que Douglas, após desmentidos os rumores de que poderia atuar no Martigny-Rhône da Suiça, tenta a sorte na equipe comandada por um ex-companheiro de seu pai na seleção brasileira.
O pivô, que fará 26 anos nas próximas semanas, é um jogador alto e forte para os padrões nacionais. Embora seu jogo dentro do garrafão seja eficiente, a sua maior arma ofensiva é mesmo os arremessos de longa distância. Em 11 jogos na Suíça, o brasileiro arremessou 34 tiros de 3 pontos, acertando 15, um aproveitamento 44,1%, considerado excelente para um pivô de seu porte. Ele manteve, ainda, médias de 8,4 pontos e 5,4 rebotes, em 27,3 minutos por partida.
A última equipe brasileira defendida por Gorauskas foi o XV de Piracicaba, em 2007.
Com diversos problemas de lesão, a equipe de Franca continua buscando reforços para o seu garrafão, considerando que o recém-contratado pivô norte-americano Sylvester Morgan ainda não tem condições de jogos.
Abaixo, segue um vídeo de uma partida de Gorauskas (camisa branca #13):
Atualização (15:50 horas): A contratação do pivô foi confirmada no site oficial do Vivo/Franca.