Homenagem merecida!
O dia 30 de janeiro de 2009 vai ficar na memória de Amaury Passos, Edson Bispo, Jathyr Schall, Pecente, Waldir Bocardo e Wlamir Marques. Os campeões mundiais de 1959 estiveram no ginásio da Asceb na sexta-feira e foram homenageados pelos 50 anos da conquista histórica. Aplaudidos de pé por cerca de 1.500 pessoas, eles receberam placas, camisetas e uma festa mais do que merecida na capital federal. Na próxima quarta-feira, os campeões ainda devem ser recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Capitão daquela memorável equipe, Wlamir Marques conversou com o Draft Brasil no ginásio da Asceb. Confira!
Draft Brasil: O que dizer desta homenagem?
Wlamir Marques: É linda, e muito merecida (Risos).
Draft Brasil: E o Novo Basquete Brasileiro, o que o senhor achou deste novo passo dado pelo basquete no país?
Wlamir Marques: Acho que é muito importante, pois toda a nossa luta foi para conseguirmos isto que estamos vendo aqui hoje. Mas esta pode ser apenas a solução externa…
Draft Brasil: E qual seria a solução interna?
Wlamir Marques: É dentro da quadra. Nós estamos jogando muito mal, pode ter certeza que vamos ver muitos erros na partida de hoje.
Draft Brasil: Como solucionar este problema?
Wlamir Marques: Primeiro, é preciso reciclar nossos técnicos, os jogadores tem muitos defeitos porque já vem fracos desde a base, que é muito fraca e precisa ser reformulada.
Draft Brasil: Qual é o maior defeito do jogador brasileiro?
Wlamir Marques: O grande problema é que eles tentam imitar a NBA, que é uma liga onde a qualidade técnica existe. Jogando assim, por imitação, e sem a qualidade que eles possuem lá, não vamos ter um bom basquete pra competir em competições internacionais.
Draft Brasil: Em relação aos direitos de transmissão da NBB, que são todos da Rede Globo, qual é a opinião do senhor sobre esta exclusividade?
Wlamir Marques: Até agora, eles estão fazendo um bom trabalho, dando destaque para o esporte nos principais jornais da emissora, mas infelizmente, acho que não veremos uma partida ser transmitida na TV aberta, pois o basquete não vende neste país, não dá lucro. Só vamos conseguir entrar em evidência quando reestruturarmos o que causam todos os problemas já citados.
Draft Brasil: Aproveitando o assunto TV, o senhor foi eleito em pesquisa realizada pelo site como melhor comentarista de basquete da TV.
Wlamir Marques: Muito obrigado, agora aguardo a entrega do diploma para confirmar esse prêmio (Risos).