NBB – rodada 4: Joinville vence Cetaf por 70 a 65

Escrito por
Publicado em: 11/02/2009

O equilíbrio foi a marca fundamental do jogo entre Ciser/Araldite/Univille/Joinville e Cetaf/Garoto/UVV/PMVV pela quarta rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), o campeonato brasileiro masculino da Liga Nacional de Basquete (NLB). A partida foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 11/02, no Ginásio Municipal Ivan Rodrigues, em Joinville.

O time da casa acabou ficando com a vitória por 70 x 65 (28 x 25 no primeiro tempo), porém, até o minuto final do confronto, nem os mais entendidos do esporte poderiam afirmar com absoluta certeza quem levaria o resultado positivo.

Democraticamente, o primeiro período foi melhor para a equipe capixaba e o segundo para o catarinense. Apesar da pequena vantagem de três pontos conquistada pelo Joinville, o jogo foi para o intervalo sem apresentar qual era o melhor em quadra.

Já no reinício, parecia que os comandados do técnico Alberto Bial viriam com tudo, mas o CETAF soube se comportar de modo eficaz e racional diante das situações que foram criadas e mais uma vez fez um período melhor do que o seu adversário.

O último e decisivo quarto começou completamente aberto. Foi preciso coração forte para aguardar a definição. O canela-verde estava ganhando por 46 x 53. Aí o joinvilense correu atrás do prejuízo e conseguiu virar a vantagem a seu favor pelo placar de 57 x 55. Depois disso, ele se manteve a frente até os segundos finais, sempre por um ou dois pontos.

Mesmo ganhando, quando faltava apenas 19 segundos para acabar a partida, a diferença para o Joinville era de apenas um ponto (66 x 65). Entretanto, o time também tinha a posse de bola e conseguiu administrar o ataque a seu favor. Com isso, conquistou a vitória por cinco pontos.

O técnico Luiz Felipe Azevedo disse que apesar da derrota, o confronto foi muito bom e que o pivô Manuil, que ainda está se recuperando de uma fratura na mão direita, faz falta.

“Já temos um novo jogo na sexta e precisamos nos recuperar. Foi um desgaste muito grande hoje. Tivemos chances reais de vitória, mas a noite acabou sendo do Joinvile. Agora é bola para frente e entrar novamente em quadra com toda empolgação que estamos apresentando nas nossas partidas. O Univates/Bira é um adversário direto nas nossas pretensões dentro da competição”, explicou o treinador.

O próximo jogo do espírito-santense é nesta sexta-feira, dia 13/02, às 20h, contra o Univates/Bira, na cidade de Lajeado.

Novo Basquete Brasil – NBB – 4ª rodada – 1° turno

Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Cetaf/Garoto/UVV/PMVV

11/02/2009, às 20h, Ginásio Municipal Ivan Rodrigues, em Joinville (SC)

Parciais: 17 x 19 (1° período), 11 x 06 (2° período), 15×26 (3° período) e 27×14 (4° período)

Arbitragem – José Pelissari (MG), Marcos Benito (SP) e Edson de Jesus (PR)

Ciser/Araldite/Univille/Joinville – Manteiguinha, Shilton, Jefferson, Espiga e Williams. Entraram: André, Adriano, Viegas, Augusto e Fábio. Técnico: Alberto Bial

Cetaf/Garoto/UVV/PMVV – Amiel, Felipinho, Alexandre, Lucas Costa e Leo Gomes. Entraram: Omar, Márcio, Ricardo Gaspar e Schneider. Técnico: Luiz Felipe Azevedo

Assessoria – CETAF

Ciser/Araldite/Univille vence em mais uma partida emocionante no NBB

Joinville (SC) – Emoção não falta nas partidas da Ciser/Araldite/Univille/Joinville no Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta quarta-feira (11), os comandados do técnico Alberto Bial conquistaram a terceira vitória consecutiva na competição, num jogo eletrizante, decidido só nos últimos segundos. Após começar perdendo, o time catarinense venceu o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV por 70 a 65, no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville. Com a vitória, a equipe joinvilense subiu para segundo lugar, atrás apenas do Flamengo.

O jogo em Joinville começou equilibrado. O time de Vila Velha (ES) conseguiu fechar o primeiro quarto em vantagem: 19 a 17. No segundo, Joinville jogou melhor e venceu por 11 a 6, encerrando o primeiro tempo na frente: 28 a 25. Mas os visitantes voltaram do intervalo acertando mais do que os donos da casa e fecharam o terceiro quarto com oito pontos a mais: 51 a 43.

Quando parecia que a Ciser/Araldite/Univille sofreria a primeira derrota em casa, o time catarinense conseguiu virar a partida e vencer por cinco pontos de diferença, com três lances livres cobrados no finalzinho do jogo: o pivô Shilton acertou duas cobranças e o ala americano Antwine Williams fez um ponto. Festa dos cerca de 1,5 mil torcedores que foram ao Ivan Rodrigues, mesmo em uma noite de chuva e com uma programação esportiva disputada – o time de futebol e o de vôlei também jogaram na noite desta quarta-feira.

“Conseguimos nos recuperar no segundo tempo graças ao espírito de coletividade do grupo”, destaca o técnico Alberto Bial. O treinador também enaltece mais uma vez a forte participação dos torcedores, que não pararam de fazer barulho durante todo o jogo, mandando energias para os jogadores em quadra.

DESTAQUES

O pivô Shilton voltou a ser destaque da Ciser/Araldite/Univille. O capitão do time joinvilense, líder em rebotes do NBB, marcou 15 pontos e pegou 15 rebotes. Para ele, não foi apenas um jogo da superação, mas também da preparação. “Sabíamos que iríamos ter dificuldades e que a partida seria decidida nos minutos finais, por isso nos preparamos muito para esse jogo. O importante é que conseguimos alcançar nosso objetivo de superar o forte adversário e garantir a vitória.”

Outro destaque foi Manteiguinha, cestinha da partida, com 19 pontos. Na avaliação do armador da equipe catarinense, o time teve um ataque fraco, mas conseguiu superar na defesa. “Agora é se concentrar nos próximos três jogos que temos em Joinville, porque precisamos vencer todas em casa”, observa.

A Ciser/Araldite/Univille volta a jogar em casa na sexta-feira (13), às 20 horas, quando recebe o Saldanha da Gama, também do Espírito Santo.

Silvério Morais (Assessoria do Joinville)

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561