Kyle Lamonte é o novo reforço do Flamengo
O Flamengo não digeriu bem a perda da hegemonia no basquete brasileiro. Logo após amargar o vice-campeonato do NBB para o arqui-rival Universo/BRB, a equipe da Gávea correu atrás de reforços de peso.
Inicialmente, o alvo foi justamente a maior arma do inimigo: Alex Garcia, que recusou a proposta do time carioca, alegando questões pessoais e familiares para permanecer em Brasília. A ideia da diretoria aparentemente era matar dos coelhos com uma cajadada: tirar do inimigo e fortalecer a si próprio, com talvez aquele que seja único adversário capaz de anular Marcelinho Machado por essas bandas.
Com a negativa de Alex, coube ao Flamengo procurar uma segunda arma ofensiva de grande peso, capaz de tirar um pouco do peso do veterano Marcelinho. E a arma acabou vindo dos Estados Unidos, via Argentina: Kyle Lamonte, ala-armador de 1,91 metros.
Na última temporada, Lamonte defendeu o Peñarol, da Argentina, e chega ao Flamengo com ótimas credenciais. Foi campeão da Liga Argentina e da Liga das Américas, sendo o MVP desta última (39 pontos e 7 rebotes na final, contra o Halcones Xalapa).
Lamonte e Marcelinho podem formar uma dupla interessante, já que apesar de ambos serem cestinhas, completam-se em termos de estilo. Enquanto o ponto forte de Marcelinho é o perímetro, Lamonte conquista a maior parte de seus pontos através das infiltrações. Ao menos no Peñarol a fórmula funcionou com o campeão olímpico Leonardo Gutierrez ao lado de Lamonte.
O ala-armador será o primeiro estrangeiro no time de basquete rubro-negro desde que o cubano Amiel saiu da equipe, após o título brasileiro em 2008, e o primeiro norte-americano desde Marc Brown (destaque do Fla no vice-campeonato nacional de 2004)
Agora, a maior preocupação dos rubro-negros passa pelo garrafão, onde o nome mais especulado nesta pré-temporada tem sido o de Rafael “Baby” Araújo. Contudo, até agora não houve uma definição sobre a eventual volta do pivô.