Legado do Pan, Arena vai abrigar o Criança Esperança
A Arena Multiuso construída para o Pan 2007, no Rio de Janeiro, receberá nas próximas semanas o show do projeto Criança Esperança, da Rede Globo em parceria com a UNESCO. O ´´multiuso“ da arena, que deveria ser dedicado em sua maioria a eventos poliesportivos (o tal ´´legado do Pan“ tão anunciado pelas autoridades), se limita um ano após os Jogos Pan-americanos a receber escassas atrações musicais.
A Arena, que custou segundo dados oficiais 129 milhões de reais, hoje leva o nome de um banco multinacional não exatamente interessado na promoção dos esportes no Brasil; nem nas grandes competições internacionais e muito menos em sua vertente social. O espaço poderia abrigar, além das competições de diversas modalidades, clínicas para treinadores, capacitação para professores de educação física, escolinhas gratuitas para as crianças e jovens da Zona Oeste da cidade e muitas outras atividades de educação, saúde e lazer.
Ao invés das crianças estarem na Arena praticando ou assistindo esportes na esperança de um dia serem como seus ídolos, ficarão de mãos abanando enquanto Xuxa, Juliana Paes e Didi Mocó convencem seus pais a fazer caridade pra Rede Globo descontar as doações no imposto de renda dela, em um evento realizado na arena gentilmente cedida pelo HSBC, construída com dinheiro público.
O legado do Pan é o fracasso do esporte brasileiro, e o retrato fiel da realidade de nosso país: a apropriação do público pelo privado.
Fernando Magalhães
Fernando Magalhães é geógrafo e membro do fórum Draft Brasil