Lituânia termina com o sonho chinês
Lituânia e China disputaram uma vaga à semifinal do torneio masculino de basquete com ginásio lotado em Pequim. Além dos torcedores chineses lotando as arquibancadas, a fanática torcida lituana se fez presente. Em um clima de decisão, os europeus conseguiram a vitória e terminaram com o sonho de medalha dos donos da casa.
O primeiro quarto foi parelho. Imprimindo o já tradicional ritmo forte, os chineses chegaram a liderar o placar por alguns instantes. Porém, Sarunas Jasikevicius e Ramunas Siskauskas trataram de colocar sua seleção no controle do jogo. Com ótimo aproveitamento ofensivo e uma marcação em Yao Ming impressionante, os lituanos abriram vantagem no marcador já ao final da primeira parcial (19×17). A defesa forte em Yao continuou durante o segundo período, assim como o ótimo aproveitamento ofensivo dos europeus. Com boas jogadas e arremessos livres do perímetro, a vantagem ao final do primeiro tempo era de 11 pontos (41×30).
No terceiro período, a marcação em Yao não foi tão eficiente, resultando em inúmeras faltas que levaram o gigante aos lances livres. Convertendo a maioria, a diferença chinesa chegou a cair um pouco, entretanto, ótimos arremessos do perímetro fizeram a Lituânia abrir novamente no marcador e terminar a parcial liderando por 70×53. No quarto decisivo, os europeus deram um verdadeiro show nos arremessos de três pontos e chegaram a vitória por 94×68 .
Jasikevicius foi o grande destaque do jogo com 23 pontos e 6 assistências. Siskauskas e Linas Kleiza converteram 15 pontos cada. Pela China, Yao terminou o jogo com 19 pontos.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA