Marcelinho brilha e Barcelona está eliminado
Uma coisa já é certa nesta edição da Copa do Rei da Espanha: não teremos uma repetição do campeão de 2007.A surpresa da eliminação do Barcelona logo na primeira partida só poderia ser protagonizada pela equipe que é a surpresa em toda a temporada espanhola, o iurbentia Bilbao Basket.
Apesar do empate ao final do primeiro período (24 – 24), o Bilbao teve o domínio do placar durante todo o restante do jogo e mereceu a vitória, até mesmo nas palavras do técnico do Barça ao final da partida.
Liderados pelo armador Marcelinho Huertas, 18 pontos, o jogo coletivo foi a principal arma do Bilbao. Apesar de apenas o francês Weis, ter passado da marca de 10 pontos (anotou 11) todos os outros jogadores que participaram da partida pontuaram, para construir a vitória apertada, por 70 – 69.
No Barcelona, apenas Lakovic e Jordí Trias estiveram bem, anotando 22 e 18 pontos, respectivamente e sempre mantendo o time azul-grená perto do placar.
No entanto, as atuações apagadas de bons jogadores, como Acker, Pepe Sanchez, Kasun e Fran Vazquez, acabaram por limitar o poder ofensivo e custaram o jogo ao Barcelona.
O Bilbao volta a jogar no sábado, contra o Tau Cerâmica.
Amanhã o Pamesa Valencia enfrenta o Dkv Joventut, enquanto o Real Madrid, fecha a primeira fase jogando contra o Akasvayu Girona.