Na Espanha, Iurbentia de Huertas é o líder de 2007
Ninguém apostaria no início da temporada, mas o até então inexpressivo Iurbentia Bilbao Basket terminou 2007 na liderança do campeonato espanhol (ACB), a liga nacional mais forte do mundo não chamada NBA.
A equipe não apenas tem a melhor campanha, mas também a defesa menos vazada da competição.
A grata surpresa para os brasileiros é que o armador Marcelinho Huertas vem sendo o principal maestro da campanha da equipe.
Líder da equipe em pontos, assistências e roubadas de bola, Huertas, pasmem, seria um dos principais concorrentes ao posto de MVP (Jogador mais valioso) da ACB.
Nada mal para quem, há apenas alguns meses, amargava a reserva de um garoto de 16 anos.
Outro inesperado sucesso da equipe é o veteraníssimo pivô francês Frederic Weis (Aquele mesmo!!!).
Quem também vive um bom momento na Espanha é o ala-pivô Tiago Splitter. Após um começo muito irregular, o Tau Ceramica reencontrou o caminho das vitórias e terminou o ano derrotando o até então líder da ACB, o DKV Joventut.
Splitter é o sétimo melhor jogador da ACB no Ranking de Eficiência (um ranking elaborado a partir de uma fórmula que envolve as principais estatísticas individuais do basquete) e é o quarto jogador que mais faltas sofre.
Nas últimas 6 partidas, Splitter manteve uma média de 16,6 pontos e 7 rebotes por partidas, em apenas 29,5 minutos.
Outros brasileiros que sentiram o gostinho de atuar na principal liga espanhola em 2007 foram os jovens pivôs Paulo Prestes (Paulão) e Caio Torres.
Paulão disputou 2 partidas pelo Unicaja, enquanto que Caio Torres atuou em 10 jogos pelo Estudiantes.