NBB: Flamengo/Petrobrás derrota GRSA/Itabom/Bauru em excelente partida
Muita gente se esqueceu que haveria partida neste domingo. Dizem que até o site da LNB ignorou por alguns momentos o fato de que Flamengo/Petrobrás e GRSA/Itabom/Bauru se enfrentavam em partida remanejada da sétima rodada do NBB.
Não foi o caso da torcida do Flamengo, que compareceu em bom número no ginásio do Tijuca Tênis Clube, apesar de, pela primeira vez na temporada, ingressos terem sido cobrados.
E a partida desta manhã tinha um componente especial: o duelo entre os dois jogadores mais eficientes do NBB 2009, Marcelinho Machado e Larry Taylor.
E foi o norte-americano que levou melhor no início. Com a mão quente e distribuindo a bola na hora certa, Larry Taylor provocou um verdadeiro caos na defesa rubro-negra.
A equipe paulista dominou todo o primeiro tempo e, com muito esforço, principalmente do pivô Baby no garrafão, os cariocas conseguiram ir para o vestiário com uma desvantagem de apenas 4 pontos no placar.
E o panorama não mudou muito no segundo tempo da partida. Embora a defesa do Flamengo tenha melhorado, diminuindo os espaços, o fato é que dois jogadores do GRSA/Itabom/Bauru simplesmente não erravam. Larry Taylor e Ricardo estavam impossíveis, acertando arremessos mesmo com a marcação adversária em cima, o que impossibilitavam as diversas tentativas de reação dos flamenguistas.
A série de arremessos, principalmente do perímetro, foi tão impressionante, que até o técnico Guerrinha rendeu-se a dupla, soltando risadas no banco e fazendo gestos para o seu banco de reservas como se não estivesse acreditando.
O panorama da partida só começou a mudar de fato nos últimos 5 minutos. Foi a vez de Marcelinho Machado, que até então vinha sendo muito marcado, acertar uma incrível série de arremessos de 3 pontos.
O ala Jefferson que até então não vinha tendo uma boa exibição também acertou a pontaria e, quando a defesa apertava no perímetro, cabia a Hélio pontuar nas infiltrações ou distribuir a bola para o pivô Rafael Araújo.
Dessa forma, o Flamengo conseguiu empatar a partida em 97 x 97 e, no minuto final, garantir mais 6 pontos que deram números finais à partida.
Apesar do calor insuportável no ginásio, essa talvez tenha sido a partida de melhor nível técnico no NBB 2009 até o momento. O time de Bauru mostrou-se um time muito perigoso, principalmente por contar com excelentes arremessadores. Quando as bolas caem, torna-se um adversário dificílimo mesmo para as equipes mais poderosas da competição. O Flamengo, por sua vez, mostrou novamente a sua força e teve paciência para vencer um jogo em que esteve atrás no placar durante a maior parte do tempo.
Individualmente, como não poderia deixar de ser, Larry Taylor (29 pontos, 5 rebotes e 8 assistências – aproveitamento de 6/10 na linha de 3 pontos) e Marcelinho Machado (30 pontos, 5 rebotes e 5 assistências – aproveitamento de 7/9 na linha de 3 pontos) foram os grandes destaques.
E o boato que circulava no ginásio é o de que o Flamengo/Petrobrás tentará trazer para o Rio de Janeiro o quadrangular final da Liga Sul-Americana.