NCAA 09: Destaques da primeira rodada
Não conseguiu acompanhar a primeira do torneio da NCAA? Tudo bem. O presidente Barack Obama bem que gostaria, mas também não teve tempo.
Vai aí um resumo rápido do que aconteceu nos primeiros 32 jogos.
Destaques positivos:
O venezuelano Greivis Vasquez encheu a tábua de estatísticas com 27 pontos (10/21 acertos), cinco rebotes, quatro assistências, duas roubadas e dois disperdícios na vitória fácil de Maryland sobre Berkeley.
O armador senior da desconhecida North Dakota State, Ben Woodside aproveitou seus 40 minutos de fama contra Kansas para mandar 37 pontos (13/23 acertos e 8/10 nos lances livres).
Destaques negativos:
O brasileiro Jonathan Tavernari (foto, esquerda) teve um desempenho razoável se considerarmos a marcação que sofreu, com nove pontos e sete rebotes na derrota da BYU para a Texas A&M – mesma equipe que eliminou os Cougars no ano passado.
Quem também deixou a desejar foi James Harden. Cotado para sair entre os melhores do draft deste ano, Harden fez apenas nove pontos (acertou só um arremesso em oito tentativas). Na entrevista após o jogo explicou que estava sentindo que a bola não estava caindo e tentou passar mais a bola para ajudar o time a vencer. Então tá…
Balança mas não cai:
A jovem equipe de Memphis, finalista do ano passado, passou por aperto no primeiro tempo e quase entregou o jogo para California State Fullerton. Mas não se engane pensando que os Titans são um time desconhecido: Bruce Bowen saiu de lá. Tyreke Evans, que tem a difícil missão de substituir Derrick Rose esse ano, mesmo muito marcado fez 15 pontos para os Tigers.
Louisville, Kansas (atual campeã), Marquette, Pittsburgh e UCLA tiveram muita dificuldade, mas venceram seus jogos. O destaque fica para a arrogância demonstrada por Louisville que claramente usou a tática do “a hora que a gente quiser, a gente vira o jogo e vence”.
Balança e cai:
Se você ainda não viu o “ippon” que Blake Griffin levou, clique aqui.
Ohio State (BJ Mullens, pivô top do draft), Utah, Wake Forest (Al Farouq-Aminu, Jeff Teague e James Jonhson, três draftáveis), Boston College, Illinois (do ala Jeff Jordan, filho do Michael Jordan), Florida State (do excelente Toney Douglas) favoritos a vencerem seus jogos, já se despediram do torneio.
Cinderela:
Se Wake Forest tinha três draftáveis em quadra, já revelou Tim Duncan, Josh Howard e Chris Paul, Cleveland State não tem nada a ver com isso. Os Vikings mostraram muita força, garra e personalidade, batendo os favoritos Demon Deacons que nunca chegaram a liderar o placar! Os destaques ficam por conta dos alas. O segundo anista Norris Cole fez 22 pontos e quatro assistências, enquanto que o senior J’Nathan Bullock beirou o triple double com 19 pontos, oito assistências e sete rebotes.