Notas sobre o primeiro dia do Pré-Olímpico de Atenas

Escrito por
Publicado em: 14/07/2008

Horrível: Nova Zelândia e Cabo Verde proporcionaram uma abertura de Pré-Olímpico ridícula. A equipe africana se mostrou fraquíssima, jogando em nível amador. Pra um torneio que promete muito, a estréia foi lamentável.

Eslovênia: Mostrou-se um time que pode ser batido pelo Brasil em um eventual jogo valendo vaga olímpica. Esperava muito mais dos eslavos que venceram a Coréia do Sul com certa dificuldade.

Kim Sung: Destaque da seleção coreana, hoje mostrou bom arremesso de fora, habilidade pra sair da marcação e bom trabalho de pé. Vai ter um duelo interessante com Samuel Dalembert quarta-feira; olho nele. Pra quem possa interessar, descobri que o salário de Sung pode chegar a 800 mil dólares por ano. Nada mal para um jogador que atua no seu próprio país.

Young Sung: 1,87, 24 anos. O coreano foi uma máquina de aproveitamento no jogo de hoje. 4/4 nas bolas de 2; 2/3 nas bolas de 3 e 4/5 nos lances livres. Tudo isso combinado com 3 assistências levaram o pequeno armador a se tornar a surpresa do primeiro dia.

Os “hermanos” também exportam: Assistindo o jogo entre Eslovênia e Coréia do Sul, me deparo com um coreano que não tem os olhos puxados. Procurando no site oficial do torneio descubro que Kim Minsoo é argentino, nascido em Buenos Aires e com origem coreana. Exportação que não serviu só de figuração. Minsoo jogou uma boa partida, chutou bem do perímetro e apesar de apenas 2,00m (baixíssimo para um jogador da posição 4) terminou com 14 pontos.

Hortência: É incrível como os comentaristas da televisão brasileira são despreparados. Hortência cometeu diversas gafes durante as transmissões de hoje. Além de admitir não conhecer nada do atual time canadense, parecia teimar que era a Eslováquia que estava em quadra e não a Eslovênia. Foram no mínimo umas quinze vezes em que ela trocou os dois países.

Croácia: Mesmo com Zoran Planinic, apresentou um basquete de nível inferior ao esperado. Lembrando que o Brasil venceu os croatas no torneio de Acrópolis.

Camarões e os rebotes: O experiente camaronês Ruben Boumtje Boumtje de fraquíssima passagem pela NBA, fez 8 pontos e 10 rebotes hoje, sendo um dos destaques dos africanos. Pela primeira vez em anos consegui assistir um jogo desse pivô de 30 anos e 2,12. Juntamente com Franck Ndongo (9 rebotes), Boumtje Boumtje ajudou camarões a dar um show de rebotes na Croácia. O detalhe é que os dois são jogadores limitadíssimos e mesmo assim complicaram o garrafão croata.

Dinheiro: Camarões chegou ao ginásio cerca de 10 minutos antes da partida de hoje; segundo informações que circulam na internet e na imprensa, há uma briga entre os jogadores e a federação, por causa de dinheiro não pago ao grupo classificado para o Pré-Olímpico Mundial. No mínimo inusitado.

Massacre: A Grécia simplesmente demoliu o Líbano. 119×62. O destaque além do grande jogo coletivo dos gregos foi uma fortíssima defesa que vai complicar o jogo para o Brasil quarta-feira. A equipe helênica é com certeza o grande destaque do torneio até aqui.

Líbano: Uma seleção que perde por 57 pontos não pode ser levada em conta. Uma vitória tranqüila é obrigação amanhã por parte dos brasileiros. Creio que uma marcação forte pode decidir o jogo já no primeiro quarto.

6 quilos: Em entrevista ao repórter Marcos Peres, Moncho Monsalve elogiou a equipe de preparação física do Brasil que ajudou João Paulo Batista a perder 6 kg nesse último mês. Fiquei abismado, 6 kg é muita coisa para um atleta profissional. Além disso, JP continua um pouco lento e quem sabe acima do peso.

É amanhã: O Pré-Olímpico começou hoje, a ansiedade pelo jogo entre Grécia e Líbano era considerável, mas todos estão no aguardo do dia de amanhã. Na noite grega (16 horas do Brasil) a seleção verde-amarela entrará em quadra pela primeira vez na disputa da tão sonhada vaga olímpica. É o momento tão esperado pelos brasileiros que sonham ver o Brasil novamente numa Olimpíada após Atlanta 1996. O grupo de Moncho Monsalve tem a oportunidade de fazer história, é esperar para ver.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273