Notas sobre o sétimo dia das Olimpíadas
Finalista: A Espanha classificou-se vencendo a Lituânia. Pau Gasol foi mais uma vez o cestinha da equipe. Rudy Fernandez é outro que vem fazendo um grande torneio.
José Manuel Calderon: Não jogou hoje por conta de lesão. É a grande dúvida para a final contra os Estados Unidos. Caso ele não jogue, Ricky Rubio deve ser titular na final com 17 anos.
Lituânia: Pela quinta vez chegou às semifinais (1992, 1996, 2000, 2004 e agora 2008). Pela quinta vez perdeu. Resta aos lituanos, a disputa pelo bronze contra a forte seleção argentina.
Estados Unidos: Mais uma vez, tiveram problemas com a seleção argentina. Entretanto, conseguiram a vitória. Os americanos entram como favoritos na final.
Carmelo Anthony: Fez seu melhor jogo na competição contra a Argentina. Foi o cestinha dos norte-americanos com 21 pontos.
Argentina: Mesmo perdendo mostrou um excelente nível. Vale ressaltar, que Ginobili jogou apenas 6 minutos (lesionou-se) e Nocioni estava no sacrifício (também por causa de lesão). Apesar de tudo isso, os argentinos venderam caro a derrota para os americanos.
Luis Scola: Que jogador sensacional. Mostrou todo o seu vasto repertório ofensivo na partida de hoje. Converteu bolas longas, bolas curtas, ganchos e etc. Terminou o jogo com 28 pontos e 11 rebotes e foi o melhor jogador em quadra.
Toco: Andrés Nocioni bloqueou Kobe Bryant no que foi o exemplo da determinação argentina. Para mim, foi a melhor jogada defensiva do torneio.
Arbitragem: Foi o ponto negativo do jogo entre Estados Unidos e Argentina. Primeiro, a falta de Juan Gutierrez em Carmelo Anthony no final do segundo período que cortou a reação argentina, reação essa que poderia complicar o jogo. Depois, faltas técnicas duvidosas e critérios favorecendo os americanos. A reclamação argentina é válida sim. Com certeza, foi a pior arbitragem do torneio.
Final: Vai ser um belo jogo. Estados Unidos e Espanha são grandes equipes e jogarão em alto nível. Os Estados Unidos entram como favoritos e tem grandes chances de vencer o ouro.
Disputa do bronze: Lituânia e Argentina será um grande jogo na disputa do terceiro lugar. No primeiro dia de jogos, os lituanos bateram os argentinos com uma cesta de Linas Kleiza nos últimos segundos. É um jogo imprevisível. Vale apenas lembrar, que os argentinos melhoraram bastante dentro da competição.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com