Novidades da 2ª edição do NBB em primeira mão

Escrito por
Publicado em: 5/06/2009

O Draft Brasil correu atrás e obteve de Sérgio Domenici, gerente executivo da LNB, algumas informações em primeira mão sobre a 2ª edição do NBB, campeonato nacional realizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

A começar pelo fato de que o NBB será realizado numa época diferente da 1ª edição. A próxima temporada começará dentro de alguns meses, mais exatamente no dia 25 de outubro de 2009, e terminará em meados de 2010.

A tendência é que com o alargamento do campeonato, apenas uma rodada seja realizada por semana, possibilitando que os campeonatos estaduais/regionais possam acontecer simultaneamente.

Para a próxima temporada, já estão confirmadas duas equipes novas: Londrina e Uberlândia. Outras novidades que podem pintar são as equipes de Nova Iguaçu e de Ulbra, esta última com uma possibilidade mais remota.

Assim, a princípio o número de equipes na 2ª edição do NBB seriam 18 (um tanto o quanto exagerado), mas é possível que algumas equipes também saiam da competição. De qualquer forma, a direção da LNB trabalha com um “número ideal” de 16 equipes. Assim, caso saiam 3 ou mais equipes das 18 inicialmente previstas, serão abertas novas vagas.

Além disso, a direção da liga estuda uma proposta de entrada de novas equipes, a partir de um confronto que envolveria as 2 últimas classificadas do NBB.

Nenhuma novidade, entretanto, é mais bem-vinda que a envolvendo o basquete de base. A LNB está buscando junto ao Ministério dos Esportes recursos da Lei de Incentivo ao Esporte para formar uma competição sub19 que correrá em paralelo ao NBB, através de partidas preliminares.

Assim, mesmo que uma determinada equipe não possua basquete de base, terá que “adotar” uma. A medida tem o intuito de fomentar a aparição de novos talentos para aumentar o nível não apenas do NBB, como do basquete brasileiro de modo em geral.

Atualmente, aguarda-se apenas a LNB completar 1 ano de existência para que o pleito seja formalizado junto ao Ministério dos Esportes (requisito obrigatório para receber recursos da Lei de Incentivo ao Esporte).

Sérgio Domenici informou, por fim, que a LNB está criando grupos de estudo em várias áreas (técnica, marketing e comunicação, tecnologia e estatísticas, financeira e de estrutura) para analisar a primeira edição do NBB e implementar mudanças eventualmente necessárias.

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561