O dia na Polônia
Hoje foi a vez da chave F chegar ao seu segundo dia de duelos. Sem maiores surpresas as vitórias de Espanha, Eslovênia e Turquia se confirmaram no decorrer da rodada e a situação do grupo ficou bem mais clara. A seleção da Lituânia está eliminada e começa a se confirmar o primeiro Wild Card da FIBA, afinal, os lituanos são uma potência do basquete mundial e não deverão ficar de fora do Mundial do ano que vem. Desde 2001 que a seleção da Lituânia não ficava de fora das quartas-de-final da Eurobasket.
Dia 7
Grupo F
Espanha 84 x 70 Lituânia/Boxscore ::: Eslovênia 76 x 60 Polônia / Boxscore ::: Sérvia 64 x 69 Turquia/ Boxscore :::
Os jogos: Os espanhóis voltaram a vencer ao massacrar a seleção da Lituânia no segundo quarto. O começo de partida foi favorável aos lituanos, entretanto, a reação espanhola não tardou e a vitória já estava garantida ao final da terceira parcial. Pau Gasol foi mais uma vez o cestinha de sua seleção com 19 pontos (ainda apanhou 8 rebotes). No confronto entre eslovenos e os donos da casa, vantagem para a equipe de Erazem Lorbek. O pivô mais uma vez foi destaque com 20 pontos e 9 rebotes. Por fim, os turcos mantiveram os 100% de aproveitamento ao vencer uma partida que foi para a prorrogação contra a boa seleção da Sérvia. No derradeiro quarto, os sérvios não conseguiram converter sequer uma cesta e a vitória turca acabou se confirmando. Ersan Ilyasova foi o grande nome do embate com 22 pontos e 11 rebotes.
O grupo: Turquia e Eslovênia estão classificadas para as quartas-de-final. Sérvia e Espanha estão quase lá, afinal, ambas as equipes tem um saldo de duas vitórias e duas derrotas na chave. A seleção da Polônia acabou se complicando com a derrota de hoje e está numa situação delicada. Os donos da casa precisam vencer a Espanha para avançar, caso contrário, estarão eliminados. A Sérvia enfrenta a já eliminada Lituânia e pode definir sua classificação sem depender da vitória espanhola.
Destaques
A manutenção da invencibilidade turca foi o grande destaque do dia. Os turcos batalharam na prorrogação contra a boa seleção da Sérvia. A ótima defesa da Turquia foi um dos grandes destaques do jogo. Hedo Turkoglu (1/16 FG) não esteve bem ofensivamente, entretanto, somou 4 roubos de bola para contribuir e muito na defesa.
Individualmente o grande destaque do dia foi Erazem Lorbek. O pivô continua confirmando a fama de sua família no basquete esloveno e hoje foi o cestinha da partida (20 pontos além de 9 rebotes e 5 assistências) que garantiu a sua seleção nas quartas-de-final da Eurobasket. Erazem está com médias de quase 16 pontos por jogo no torneio.
Dia 8
Grupo E: Rússia x Macedônia :::França x Grécia ::: Alemanha x Croácia
Melhores Momentos
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Europe