Olha quem voltou: Mercadão da Bola Laranja 2.0 (atualizado, 22 de junho)
Quem não se lembra do Mercadão da Bola Laranja? O maior fenômeno do meio-de-temporada do NBB.
Quando tivemos a idéia de fazer uma espécie de vai-vem do Mercado, aos moldes do que fazem no futebol, jamais imaginávamos que a procura seria tanta! Tivemos, naquele tempo, cerca de 20 mil acessos! E mal terminou a temporada regular do NBB, voltamos ao batente! Isso porque existem equipes que já estão mexendo, outras que foram eliminadas, elencos se dividindo.
Pra não atrapalhar o bom andamento dos playoffs e respeitar as equipes envolvidas, só citaremos atletas e times aqui quando eles estiverem eliminados do NBB2.
Esse ano há algumas novidades no nosso quadro Mercadão da Bola Laranja. Além de colocar as especulações e tudo mais, traremos também um quadro para “os melhores jogadores disponíveis no mercado”. Como boa parte dos jogadores brasileiros acertam por apenas um ano, tentaremos tratar dos atletas que aparentemente tem chance de trocar de casa. A lista de melhores jogadores disponíveis será atualizada ao longo dos dias, retirando da lista aqueles que já tiverem acertado com alguém, e adicionando novos nomes a medida que soubermos que esses estão sem clube.
Apenas os jogadores em negrito é que estão confirmados. As anotações na cor verde indicam um forte rumor, algo mais concreto. Já as anotações na cor vermelha indicam mera fumaça, um interesse ou algo do gênero.
Equipes pro NBB 3
Saldanha da Gama e Londrina parecem ainda indefinidas. Assim que tivermos a confirmação de suas participações, adicionaremos seus nomes à lista.
Araraquara
Treinador: Daniel Watfy
Quem vem: Fernando Mineiro (Londrina), Jefferson Sobral (Joinville), Mark Borders (Assis), Gaúcho (Paulistano).
Quem fica: Deivisson, Luisinho, Neto e Chico.
Quem vai: Palmeiras (parceria), Jhonatan Santos (Limeira), Júlio Toledo (Bauru), Arnaldinho (São Bernardo).
Assis Basket
Quem vai: Feliz (Americana Basketball/SP), Bulbotz (Paraíso Basquete/MG), Mark Borders (Araraquara), Lucas Tischer (GVT/Brasília), John Thomas (Tecos de Guadalajara/MEX), Rodrigo Bahia (Flamengo),
Quem vem: Cícero Gonzaga (Cetaf), Adriano Machado (Londrina), Zezinho (Franca), Cauê Verzola (Franca), André (Franca), Rashad West (Gestiberica Ciudad de Vigo/ESP).
Quem fica: Ricardo Giannecchini, Danilo Aga, Flávio Alves e Paulo Rossito.
treinador: Carlão
Bauru Basket
Quem fica: Guerrinha, Larry Taylor, Jeff Agba, Eddy, Alex, Fischer, Guilherme, Ricardo, Renato e Gaspar.
Quem vem: Thyago Aleo (Londrina), Douglas Nunes (Leyma Basquet Coruna/ESP), Júlio Toledo (Araraquara).
Quem sai: Soró (Uberlândia) e Eric Tatu e GRSA (patrocinador principal), Everton (Paraíso).
Brasília/GVT
Quem fica: Alex, Guilherme Giovannoni, Nezinho, Arthur, Lucas Tischer (Assis), Cipriano, Bruno.
Quem sai: Valtinho (Uberlândia), Estevam (Uberlândia), Biro (Limeira), Universo (patrocinador).
Quem vem: GVT (patrocinador), Bruninho (Rio Claro), Alírio (Flamengo)
Cetaf
Quem fica: Eric, Felipinho, Ralfi.
Quem vem: Rafinha (Saldanha da Gama)
Quem vai: Cícero Gonzaga (Assis)
Treinador: Márcio Azevedo.
Flamengo
Técnico: Paulo Chupeta.
Quem fica: Hélio, Wagner, Guilherme Teichmann, Marcelinho, Duda, Fred, Jefferson.
Quem vem: Kyle Lamonte (Peñarol de Mar del Plata), Baby (Paulistano), Rodrigo Bahia (Assis).
Quem vai: Dedé (assistente técnico de Limeira), Coloneze (Joinville), Alírio (Brasília)
Fluminense
Os rumores dão conta de que o clube carioca tenta participar da próxima edição do NBB.
Treinador: Márcio Bronquinha
Quem fica: Mãozão, Olívia, Ricardinho, Guto, Vitinho, Douglas, Lang, Julinho, Dudu, Haru, Iverson.
Quem vem: Clarence Gilbert (Leon/ESP/Leb Oro), Arnaldinho (Araraquara).
Franca Basquete
Quem vem: Fernando Penna (Paulistano), Dedé (Paulistano), Maurice Spillers (Obras Sanitarias), William Drudi (Minas), Lucas Mariano (divisões de base)
Quem fica: Helinho, Rogério, Benite, Ricardo Probst, Cauê Borges.
Quem vai: Cauê Verzola (Assis), Zezinho (Assis), André (Assis), Tony Stockman (Peñarol/ARG), Harper Williams
Joinville
Quem vem: Coloneze (Flamengo), Paulinho Boracini (Paulistano), Renato Scholz (Artur Nogueira) e Guilherme Schneider (Campo Mourão).
Quem fica: João Victor, Audrei, Augusto, Bristott, Espiga e Shilton, Tiagão, Manteguinha.
Quem vai: Jefferson Sobral (Araraquara), Marcão, Rômulo e André Goés (Pinheiros)
Minas
Quem fica: Raulzinho, Facundo Sucatzky, Rodrigo, Guilherme, Leandro,Perez, Cristiano Felício, Bruno Irigoyen.
Quem vai: Pitágoras (patrocinador), Flávio Davis (coordenador técnico), Murilo (São José dos Campos), William Drudi (Franca).
Quem vem: Paulão (São José dos Campos), COC (patrocinador), Carlos Romano (técnico argentino), Lula Ferreira (Universo/BRB), Rodrigo Bahia (Assis), Alírio (Flamengo).
Paulistano
Quem vai: João Marcelo/técnico (Pinheiros), Dedé (Franca), Fernando Penna (Franca), Baby (Flamengo), André Bambu (Limeira) e Paulinho Boracini (Joinville).
Quem vem: Gustavo De Conti (técnico), Luis Felipe Lemes (Minas TC), Pedro (Suzano), Roberto Mafra (San Diego/NCAA).
Quem fica: Felipe e Edu, Betinho, Thiago Mathias, Jefferson, Vinícius.
Pinheiros
Quem vai: Brewer, Diego (Limeira), Gustavinho (testado em Joinville) e César
Quem vem: Marquinhos (Premiata Montegranaro), Bruno Fiorotto (Tenerife Rural/Espanha), André Góes (Joinville), Juan Pablo Figueroa (Atenas de Córdoba/Argentina) e João Marcelo/técnico (Paulistano).
Quem fica: Olivinha, Shamell, Morro, Thiaguinho, Thomas e Bruno Mortari.
Saldanha da Gama
Quem vai: André (Americana Basketball/SP), Rafinha (CETAF)
São José dos Campos
Técnico: Régis Marreli
Quem fica: Fúlvio, Wanderson, Rafael Mineiro, Renato, Matheus, Jimmy, Paulo Nery, Fabrício, Paulão.
Quem vem: Murilo (Minas TC)
Quem vai: Mudo, Vinícius e Anderson Tigrão.
Unitri – Uberlândia
Quem vem: Valtinho (Universo), Estevam (Universo), Brasília (Universo), Robby Collum (Defensor Sporting/URU), Bernardo (Londrina), Soró (Bauru), Robert Day, Hátila Passos (Marinos/VEN).
treinador: Ratto
Winner Limeira
Treinador: Demétrius
Quem vem: Diego (Pinheiros), Eric Tatu (Bauru), André Bambu (Paulistano), Mineiro (Universo/BRB), Biro (Universo/BRB), Jhonatan Santos (Araraquara), Durelle Brown (Regatas Corrientes), Charles (ex-Minas TC), Daniel Alemão (Arthur Nogueira), Ronald Ramon (Rep. Dominicana).
Melhores jogadores disponíveis do mercado:
Ala da seleção brasileira, se formou em BYU esse ano. Em alguns momentos, especulou-se que poderia acabar na NBA, algo que de verdade nunca esteve perto de acontecer. Isso não quer dizer que o atleta não tenha seu valor. Trata-se de um ala (2/3) com um ótimo tiro de longa distância, característica fundamental pra se dar bem aqui. Se não acertar com nenhum clube europeu de ponta, estará no NBB no ano que vem.
Paulinho Boracini – ala/armador
O ala-armador do Paulistano terminou a temporada regular como vice-cestinha do certame, atrás apenas de Marcelinho. Apesar de ter jogado apenas o segundo turno da competição, é de longe um dos melhores gatilhos do NBB. Com 23 pontos por jogo, é, sem dúvida, um dos mais valorizados jogadores do mercado neste momento. Renovou com o Paulistano, mas está emprestado para o Joinville.
Guilherme Filipin – ala
O ala formado em SP encontrou seu espaço em Londrina e pôde mostrar seu valor ao longo da temporada. Com 21 pontos por jogo, foi um dos destaques de Londrina em uma das temporadas mais dramáticas que um atleta pode ter, devido ao número de problemas enfrentados. Nessa temporada, além de uma equipe que consiga vencer mais jogos, espera encontrar uma casa que honre os compromissos assumidos.
O pivô recifense é mais um dos que terminam a carreira na NCAA e buscam seu primeiro contrato profissional. Ele confessa que sua prioridade é buscar algo na Europa, mas sem passaporte, a caminhada por lá não é nada fácil. É um estilo de jogador que pode se adaptar ao estilo praticado no país. Não são muitos, aliás, no NBB, com carreira na primeira divisão do universitário dos EUA, o que pesa bastante a seu favor. Pesa contra o fato de ser basicamente desconhecido por essas bandas.
Mark Borders – armador
O americano Borders foi um dos melhores gringos desta edição do NBB. 15 pontos por jogo, 5 assistências, é um jogador interessante, que busca passar primeiro do que chutar. Conhecido como “Vagner Love Cover”, não foi tão longe com a equipe de Assis (que tinha mais dois gringos, Parker e Thomas), mas não deixou de mostrar seu bom nível técnico. Assinou com o Araraquara.
O pivô campeão paulista por Limeira terá seu contrato com o Tenerife terminado ao fim desta temporada e estará disponível para ouvir propostas. Em conversa recente com o jogador, ele me garantiu que ainda não tem nada definido. Fiorotto deixou saudade na torcida limeirense, sendo um dos destaques do time que agora volta ao NBB. Na Espanha, não teve espaço para mostrar o seu jogo, ofuscado pela falta de oportunidades pra jogar. Embora a volta seja uma possibilidade, Fiorotto tem passaporte europeu e, consequentemente, mercado na Europa. (contratado pelo Pinheiros)
Um brasileiro na NBDL, a liga de desenvolvimento dos Estados Unidos. Átila segue o caminho que muitos americanos preferem de jogar na D-League por pequenos contratos na tentativa de chamar atenção de alguma equipe européia ou até da NBA (o Golden State Warriors adora jogadores da D-League). Pesa contra o Àtila, porém, o fato de o conhecermos somente pelo Youtube. Está fazendo testes em Franca, equipe que deve defender na próxima temporada.
Não confundam os dois Hátilas. O Passos é uma das figuras mais inusitadas do basquete. Pivô poderoso, de grande capacidade defensiva, reboteiro excepcional, já passou por seleções brasileiras e jogou em alto nível na NCAA. Acontece que sua cabeça é cheia de mistérios. Já entrou em cada barca furada que é possível imaginar que aceite um contrato do Londrina pra jogar o paranense, mas recuse uma convocação da seleção brasileira (como fez, recentemente).
Dedé
O ala do Paulistano passou por maus bocados com lesões ao longo dessa temporada. Mas não deve ser esquecido como um dos melhores gatilhos do NBB. Se sua média de 15 pontos nessa temporada não impressiona tanto, o aproveitamento de 61% da linha dos três é digno de nota. Dedé tem contrato com o Paulistano até o mês que vem e não sabe onde jogará o próximo campeonato.
O atlético ala passou pela universidade de Butler, que acabou de decidir o universitário contra Duke sob comando de Brad Stevens. Em sua passagem pelo Brasil, Parker conseguiu incríveis 19 pontos por jogo em 22 minutos! Trata-se de um pontuador clássico, explosivo, que muitas vezes não escolhe o melhor arremesso (o que, convenhamos, não é novidade por aqui). Bem comandado, pode se tornar peça de um bom time. Perdido no meio de um time montado às pressas, vai acontecer exatamente o que aconteceu em Assis essa temporada.
Jamison Brewer
Com carreira sólida no universitário e passagem rápida pela NBA, o armador chegou ao Pinheiros no meio da temporada, depois de longo sumiço. E pra surpresas de muitos, acertou a armação do time da capital paulista. Com o salário na média dos estrangeiros no país, Brewer é uma opção sensacional, um showman, habilidoso, inteligente e sobretudo incrivelmente técnico. Um armador perfeito não fosse um ligeiro problema: sua cabeça. Trata-se de um jogador extremamente difícil de lidar. Arredio, não é mau caráter, é apenas imprevisível, dentro de fora de quadra. Se alguma equipe contar com um departamento de psicólogos talentoso, é uma dica das boas.
——————-
Há alguma coisa errada? Quer dar alguma informação? Tem alguma dúvida? Algum palpite? Entre em contato pelo email guilhermetadeudepaula@gmail.com ou nos próprios comentários abaixo.