Onde os fracos não têm vez, Por Eduardo Agra

Escrito por
Publicado em: 7/03/2008

A Conferência Oeste da NBA realmente não é lugar para times fracos.

Com a maioria das equipes com 60 jogos realizados até aqui, nove times da Conferência do Oeste têm campanhas com pelo menos 60% de vitórias. Se vencerem 50% dos 22 jogos restantes da temporada regular, sete entre as nove equipes (Spurs, Lakers, Hornets, Jazz, Rockets, Suns, Mavs) conseguiriam pelo menos 50 vitórias. Warriors, com 48 seria o oitavo colocado e o Denver com 47 vitórias, inacreditavelmente, estaria desclassificado. Para vocês terem uma idéia da Conferência do Leste, somente Celtics, Magic e Pistons conseguiriam chegar aos play-offs.

Os cinco melhores ataques da NBA também vêm da Conferencia Oeste: Warriors (110.5), Suns (109), Lakers (108), Nuggets (107.6) e Jazz (105.5). E aí, você amigo internauta, pode pensar que nessa Conferência só se ataca? Mas como esquecer que nos últimos anos o San Antonio Spurs tem consistentemente ficado entre as três melhores defesas da NBA e que isso tem sido uma parte muito importante na conquista dos seus títulos. Juntamente com os Spurs, Rockets e Hornets (Celtics e Pistons os outros dois) têm as melhores defesas da NBA. Somente Jazz, Mavs, Nuggets não tem uma campanha vencedora jogando fora de casa, que é sempre um indicador muito forte.

Nessa altura da temporada o que mais chama a atenção são duas equipes que a princípio não estariam nem na lista dos primeiros quatro melhores times da Conferencia: o Hornets, que em minha opinião tem hoje (hoje, hoje) o melhor armador da NBA, Chris Paul, e o elenco mais equilibrado da NBA nas posições 2, 3, 4 e 5. Dirigidos pelo Byron Scott, um técnico pouco respeitado pelos seus pares e pela imprensa americana, mas que levou os Nets a duas finais da NBA consecutivas. Quero frisar que eu falei o mais equilibrado, não o melhor. Os Rockets, depois de perderem Yao, têm uma seqüência até o dia de hoje (6/03) de 16 vitórias seguidas, e jogadores como Luis Scola, Luther Head, Rafer Alston que conseguiram mais espaço ofensivo. E não podemos esquecer ainda que eles são comandados por um técnico veterano, capacitado e vitorioso – Rick Aldeman, nas suas passagens em outras equipes, tendo chegado às finais da NBA com Portland.

E os LA Lakers? Você os colocaria como um dos favoritos ao título no inicio da temporada, sem o Paul Gasol? Hoje eles têm nove vitórias em 10 jogos!

Os Suns na sexta posição e o Mavs em sétimo na Conferência, vocês diriam que o comentarista é maluco?

A única coisa que está clara, nessa conferência, como na maioria dos outros anos, é que o San Antonio Spurs, vem do All Star break (10-0 nos últimos jogos) com a antiga consistência, equilibrando muito bem a parte ofensiva e defensiva, deliciando os puristas que gostam do jogo bem jogado e testando os adeptos da filosofia do estilo Run and Gun dos melhores ataques do Oeste.

Não vamos esquecer que o Jazz juntamente com o Lakers, as duas melhores linhas de frente da NBA, foi às finais da conferência no ano passado.

Quem serão os fortes?

Eduardo Agra foi jogador da seleção brasileira de basquete, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 1978 e disputando os Jogos Olímpicos de 1984. Além disso, Agra foi campeão Mundial de Clubes pelo Sírio em 1979 e disputou a NCAA por Kansas State (de 1979 a 1983). Atualmente, Eduardo Agra é comentarista de basquete da ESPN e colabora com o Draft Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273