Os muchachos de Moncho: Draft Brasil no treino da seleção
Hoje o DraftBrasil compareceu ao ginásio do Maracanãzinho para acompanhar o primeiro dia de treinos da seleção brasileira no Rio de Janeiro, iniciando sua preparação para o torneio Super Four/Eletrobrás, disputado nos dias 7 e 8 de agosto, para em seguida tentar uma vaga no próximo Mundial.
O treino:
Depois do aquecimento, Moncho Molsalve dirigiu um treino de quase duas horas de duração, começando por exercícios técnico-táticos, passando por um intenso 5×5 meia quadra e terminando com um coletivo.
Como se pode esperar de um início de trabalho, tecnicamente o treino não foi bom. No ataque, vimos muitos erros não-forçados, qualidade ruim nos passes, arremessos precipitados, com os jogadores ainda se habituando às tramas ofensivas. Moncho paralisou a atividade algumas vezes em busca da movimentação ideal. A defesa também ficou abaixo da expectativa, decepcionando o próprio treinador, que disse na entrevista para a imprensa especializada que a defesa apresentada no treino não é suficiente para o Super 4. É difícil acreditar que até sexta a equipe chegue perto do ideal, então nos resta torcer para que Monsalve consiga dar o padrão tático esperado para essa equipe depois das semanas de treino e alguns amistosos.
A surpresa da noite foi o baixo número de atletas participando da atividade. Da enorme lista anunciada pelo técnico espanhol, apenas 11 jogadores entraram em quadra. Além dos três cortes por contusão (Baby, Murilo e Manteguinha) e dos quatro jogadores que se juntaram à equipe do Paulistano no torneio argentino (Tavernari, Teichman, Mineiro e Fúlvio), Marcelinho Machado, Jefferson William e Paulão Prestes não treinaram.
Marcelinho, com uma tendinite no braço direito, fez exercícios físicos fora da quadra. Se a inflamação melhorar, amanhã mesmo ele já treina com bola. Jefferson tem um problema no púbis e será avaliado. O problema mais sério é o de Paulão, que tem problemas com o seu clube – o Unicaja Málaga da Espanha. A jovem promessa é esperada até quinta no máximo, mas o clima no ginásio apontava para mais uma dispensa no garrafão brasileiro.
Com o número pequeno de jogadores, dois deles exerceram duas funções: Duda, que jogou de armador e ala, e Guilherme Giovannoni, que alternou entre as posições três e quatro.
O destaque positivo do treino foi Tiago Splitter, que se mostrou em ótima forma física, dando várias enterradas ousadas, algumas em seqüência, levantando os astral dos companheiros e da imprensa.
A entrevista de Moncho:
Em sua entrevista à imprensa especializada, o paciente treinador deu algumas dicas do grupo final da Copa América. Paulão foi citado em tom de descarte, enquanto Olivinha parece ser a quarta opção para o garrafão. O treinador rasgou elogios ao ala-pivô do Pinheiros, que parece ter ganhado a viagem para Porto Rico nos torneios de Portugal.
Na armação, além de explicar que a não convocação de Valtinho foi uma opção sua (aparentemente relacionada à dispensa pedida pelo atleta na primeira convocação de Moncho), Monsalve disse que ainda não está seguro de que Duda pode ser o reserva de Marcelinho Huertas. A impressão é que Duda, Fúlvio e Luiz Felipe brigam por um vaga entre os 12, mas o jogador a revezar com Huertas na armação pode acabar sendo mesmo Leandrinho Barbosa.
Por fim, destaca-se também o tom emocionado do treinador no papo com os jornalistas. Da mesma maneira que todos nós, ele aparenta estar cansado de tantas dispensas e problemas extra-quadra, por isso pede para falar apenas dos jogadores presentes. É perceptível que ele realmente gosta dos seus muchachos. Mas que gostaria de contar com alguns ausentes, ah, gostaria…
Em entrevista coletiva à imprensa especializada, Moncho Monsalve, Tiago Splitter, Olivinha e Marcelo Huertas responderam as perguntas feitas por Alfredo Lauria (Draft Brasil), Rodrigo Alves (Rebote/Globo Esporte.com), Adriano Albuquerque e Colin Foster (ambos do BasketBrasil). Confira a íntegra do material:
Moncho Monsalve:
Tiago Splitter:
Olivinha:
Marcelo Huertas:
Roberto Jannarelli é o literato do Draft Brasil.
Foto: Gaspar Nóbrega/CBB