Os primeiros cortes na seleção argentina

Escrito por
Publicado em: 5/08/2009

Depois da esmagadora vitória de hoje contra o Brasil/Paulistano, Sergio Hernández anunciou os três primeiros cortes da seleção argentina. A lista inicial dos “hermanos” tinha 20 nomes, entretanto, Carlos Delfino e Matias Nocedal não se apresentaram ao selecionado (o primeiro por problemas contratuais pediu dispensa e o segundo por lesão não pode estar presente). Além deles, Pablo Prigioni ainda é dúvida para a Copa América, afinal, ainda não está com o grupo argentino (matéria de Alfredo Lauria citando que Prigioni tem boas chances de se apresentar ainda essa semana). Dado o panorama da equipe de Hernández, o Draft Brasil começou a sua série de análises da fase inicial de preparação dos times que disputarão a Copa América com a própria Argentina (leia aqui). As principais disputas por vaga no elenco final ocorrem nas posições “1”, “3” e “4”, afinal, os escoltas e os pivôs já estão definidos. Na armação a briga é intensa por uma ou duas vagas (o número aumenta de uma para duas caso Prigioni não se apresente). Na posição de ala a briga é por uma vaga no banco de reservas e na posição “4” pela última vaga no garrafão. Confira os cortes de hoje:

O primeiro corte é o mais esperado de todos. Federico Aguerre de 20 anos e jogador do Argentino de Junin. O ala-pivô de 2,02m foi convocado para adquirir experiência e já havíamos citado que a última vaga no garrafão seria disputada mesmo entre Andrés Pelussi e Leonardo Mainoldi (jogadores que estão mostrando um grande nível de jogo).

Os outros dois cortes são até surpreendentes, afinal, são de dois alas que pareciam brigar por uma vaga no grupo final – Axel Weigand e Fabricio Vay ficarão de fora da Copa América. Vay por sinal vinha participando bem dos jogos preparatórios e aparecia como uma possível opção na ala em Porto Rico. Com esse corte, Sebastian Vega (20 anos, 2,00m e jogador do Peñarol da Argentina) começa a aparecer. O atleta havia sido considerado por muitos (inclusive por nós) como mais um jovem que estaria ganhando experiência no selecionado principal, entretanto, vai ficando mais tempo do que o esperado. Enfim, Hernández deve levar dois armadores, dois escoltas e três alas para Porto Rico e após os cortes de hoje só sobraram três alas de origem na lista inicial da Confederación Argentina de Básquetbol (Federico Kammerichs, Matias Sandes e Sebastian Vega). Com isso, Vega estaria se tornando figura certa para a Copa América.

Outra informação que surgiu é de que devido ao grande nível apresentando por Andrés Pelussi e Leonardo Mainoldi, Hernández usaria Leonardo Gutierrez tanto na posição de ala como de ala-pivô e levaria ambos os jogadores (Pelussi e Mainoldi) para Porto Rico. Nessa hipótese, Vega acabaria cortado. Enfim, por enquanto só podemos ter certeza de que a briga pelas vagas finais é realmente muito grande.

De resto, o treinador argentino também decidiu hoje qual jogador ficará de fora da delegação que viaja para o Rio de Janeiro para a disputa do Super4/Eletrobrás. O escolhido também foi uma surpresa. Juan Pablo Cantero (armador titular do primeiro jogo de preparação contra a Austrália) é quem fica de fora. Por sinal, Juan Manuel Fernandez (1,92m, 18 anos, Universidade de Temple) armou uma grande dor de cabeça para o treinador Hernández, afinal, voltando de lesão e apenas no seu primeiro jogo com a seleção principal argentina foi destaque na vitória de hoje contra o Brasil/Paulistano. Fernandez era o armador que estava em quadra quando a Argentina disparou no placar vencendo o terceiro período por 33×5. Com a possível ausência de Prigioni a armação parecia definida entre Figueroa e Cantero, entretanto, Fernandez brilhou tanto em um jogo que viajará para o Rio e parece ganhar uma chance de ouro para brigar por uma vaga no elenco final. Por sinal, falamos aqui da má atuação de Cantero em alguns jogos dessa fase inicial de preparação da Argentina e parece que Hernández concorda conosco. Caso Prigioni não se apresente, Fernandez aparece com chances reais de disputar a Copa América – vale lembrar que ele foi um dos destaques da Argentina no último Mundial Sub-19 em que os “hermanos” conquistaram o honroso quinto lugar, entretanto, lesionado parecia estar perdendo as chances de disputar a competição que garante quatro seleções no Mundial 2010.

Agora  resta esperar pela apresentação (ou não) de Pablo Prigioni. Muito se falou que ele se juntaria ao elenco já no Rio de Janeiro. É esperar para ver. Será que teremos mais surpresas por aí?

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: Olé.com.ar

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273