Os primeiros pelicanos
O New Orleans Hornets vai mudar de nome a partir da próxima temporada, passando a se chamar New Orleans Pelicans, tradução de Pelicanos, ave símbolo do estado da Louisiana, que inclusive é conhecido como “Pelican State”.
Não dá para dizer que a mudança pegou os fãs da equipe de surpresa, afinal, Tom Benson, dono do New Orleans Saints, da NFL, e que comprou o Hornets no dia 13 de abril de 2012 por $ 338 milhões, deixou bem claro que gostaria de mudar o nome da equipe para algo mais local, que criasse uma maior identidade com a cidade, já que o nome Hornets foi herdado quando a franquia se mudou de Charlotte para N.O na temporada 2001-2002. A sua vontade inicial era trazer novamente o nome Jazz para a cidade, mas o time de Utah, que atualmente usa o nome, não demostrou interesse em cedê-lo, afinal, são mais de 25 anos e duas finais de NBA disputadas como Utah Jazz.
Buscando outro nome que traria mais identidade para o time e criaria um maior vínculo com a cidade, surgiu o Pelicans, que parece perfeito para New Orleans. Mas se você acha que um time em New Orleans com o nome da ave símbolo de Louisiana será novidade, está muito enganado.
No longínquo ano de 1887, foi fundada uma equipe de baseball chamada New Orleans Pelicans. Entre idas e vindas, o time durou até 1977, quando jogou uma temporada após estar ausente desde 1959, ano que vendeu a franquia Little Rock, ao término daquele campeonato.
(Foto do Pelican Stadium, há 125 anos atrás)
Disputando a Minor League Baseball, uma liga menor, os Pelicans fizeram a primeira partida em sua história no dia 29 de abril. Na temporada foram 74 vitórias e 40 derrotas.
Conseguindo grandes campanhas e se destacando em diversas temporadas, o Pelicans fazia parte da elite da liga, mas, em seu último ano, quando o desportista A. Ray Smith resolveu reviver o time, que não jogava desde 1959, a campanha foi muito ruim, terminando na última colocação, com 57 vitórias e 79 derrotas.
Se a intenção de Tom Benson é um time com laços locais, não poderia existir jeito melhor.
Com um time jovem e promissor, representando um animal símbolo do estado e defendendo uma grande lembrança esportiva, agora, no basquete, a cidade de New Orleans verá uma parte de sua história sendo revivida, verá um time com a sua cara.