Basquete Feminino: Ourinhos vence a terceira e é o primeiro finalista

Escrito por
Publicado em: 16/02/2008

Ano novo, mas algumas coisas continuam iguais. Ourinhos, mais uma vez, está na final do Campeonato Nacional Feminino de Basquete. Liderados por Iziane (foto), e com uma proposta de jogo construída pra acalmar o volume de jogo do time pernambucano, a equipe do interior paulista conseguiu uma vitória apertada, por dois pontos, nos minutos finais.

20080216_92369_ourixxsport_iziane_gn_gde.jpg

O jogo começou disputado, mas em pouco tempo Ourinhos já tomou a ponta e começou a distanciar no placar, abrindo uma margem tranqüila ao fim do primeiro período, com os deslizes do Sport no fim da etapa.

Contrariando as estatísticas, que mostram uma queda de rendimento da equipe pernambucana no segundo período, o Sport correu atrás e com boas bolas da ala Jaqueline o rubro-negro encostou no placar, fechando o primeiro tempo ainda atrás por 4 pontos, 44×40 no total.

A defesa do Sport trabalhou bem e conseguiu limitar Ourinhos a menor marca dentro da série, a equipe paulista havia marcado 80 ou mais pontos nos outros dois jogos, mas nem tudo são rosas, mesmo conseguindo causar mais erros da equipe paulista, as leoas cederam 14 rebotes ofensivos as adversárias, sendo 6 da pivô cubana Lisdeivi que acabaria a partida com 16 rebotes e 17 pontos.

As equipes voltaram desfocadas do intervalo, com o Sport marcando os primeiros pontos apenas com dois minutos de jogo, e empatando logo em seguida. Esse seria o mais perto que as rubro-negras chegariam da vitória. Com uma atuação brilhante da ala Iziane, 27 pontos, 4 rebotes e 2 roubos de bola, Ourinhos voltou a abrir no placar e sempre se mantendo a frente, sem nunca abrir mais de 10 pontos.

Durante todo o campeonato Tayara, 16 pontos (6-17 nos arremessos) e 5 erros, foi o termometro do Sport, hoje não foi diferente, sendo a principal jogadora da equipe, a ala não conseguiu desenvolver um bom basquete na partida mas mesmo sofrendo marcação individual de Iziane conseguiu boas jogadas nas horas de aperto com boas infiltrações.

Em entrevista concedida ao fim do jogo, Paulo Bassul comentou que “a defesa não estava ruim”, uma prova é que as pernambucanas estouraram no cronometro de posse 3 vezes, posses que fizeram falta no último período, com a pivô Fabi eliminada com 5 faltas, a equipe do Sport sentiu a queda e passou um tempo com o garrafão vulnerável, não demorando pra voltar no jogo e conduzida pela armadora Gigi, 5 pontos, 9 assistencias e 5 rebotes, voltaram a encostar no placar entrando nos 10 segundos finais com 3 pontos de desvantagem, e dois lances para a armadora, que converteu o primeiro mas não conseguiu sucesso com o segundo, Ourinhos saiu trabalhando a bola rápido com passes longos e ganhou o jogo por 71×69.

Com um apoio da torcida fora do normal para os padrões do basquete nacional, a equipe do Sport fecha mais uma temporada nas semi-finais do nacional, a terceira seguida entre as 4 melhores equipes, Ourinhos vai para a terceira final seguida, quarta do seu patrocinador (Unimed, 3 com ourinhos e uma com Americana), em busca do tetracampeonato.

Lucas Souza (lucasdavids@draftbrasil.net)

foto: CBB

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273